Objetivo
1. Capacitar profissionais das áreas de educação e saúde com conhecimentos básicos sobre dislexia, suas causas e consequências.
2. Instrumentalizar os profissionais para levantarem suspeita da dislexia, distinguindo essa condição de outras dificuldades mais gerais, surgidas a partir de causas ambientais e emocionais.
Público-alvo
Educadores(as) (diretores, professores, supervisores, orientadores educacionais) e profissionais da área de saúde (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos) e psicolinguistas.
Pré-requisitos
Comprovação de titulação em curso superior, em licenciaturas ou bacharelados.
Ministrantes
Ângela Maria Vieira Pinheiro (autora do curso) Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Dundee/Escócia e possui pós-doutorado pela Universidade de Educação de Ludwigsburg/Alemanha. Professora titular (aposentada) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de processos cognitivos básicos, com foco na linguagem escrita e na elaboração de medidas de avaliação das habilidades de leitura e de escrita. Fundadora e coordenadora do site DislexiaBrasil. Nessa capacidade tem se especializado na elaboração de cursos on-line de formação de professores da educação básica sobre a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita e sobre dislexia. Consultora e membro de honra do corpo de diretores da Dyslexia International.
Eni de Faria Sena (subcoordenadora e tutora) Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Departamento de Psicologia, FAFICH/UFMG. Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia. Cursos de Especializações nas áreas de Tecnologias em Educação a Distância, Metodologia do Ensino Superior, Dificuldades de Aprendizagem e Reeducação Pedagógica. Elaboradora de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Subcoordenadora e tutora da 3ª e 4ª ofertas do curso a distância “Dislexia: Causas e consequências” oferecido pela FAFICH em parceria com o CAED/UFMG. Experiência como professora e gestora da Educação Básica e Ensino Superior. Componente do Núcleo de Estudos e Pesquisas Didático-Pedagógicas, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Temas frequentes na contextualização da produção científica: Políticas Educacionais e Curriculares, Formação de professores, inclusão, EaD, Dislexia, Distúrbios de Aprendizagem.
Karina de Almeida Marques (tutora) é doutoranda do Programa de pós-graduação em Cognição e Comportamento, Departamento de Psicologia FAFICH/UFMG. Possui mestrado (2017) e graduação (2013) em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Gestão de Políticas Públicas (2015) pela Universidade Federal de Viçosa e graduação tecnológica em Processos Gerenciais (2015) pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente, é pesquisadora associada ao Laboratório de Processos Cognitivos (LABCOG) e subcoordenadora do Ambulatório de Linguagem (AmbLin), ambos coordenados pela professora Dra Ângela Pinheiro e vinculados ao Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. Possui ampla experiência na área de docência para ensino superior presencial e a distância, em rotinas de Recursos Humanos de Recrutamento & Seleção e de Treinamento & Desenvolvimento. Seus temas de interesse principal são avaliação cognitiva, aprendizagem da leitura e da escrita, orientação/instrução para pais, desenvolvimento atípico e ferramentas e softwares de divulgação científica.
Sara Edith (tutora) mestranda do programa de pós-graduação de Neurociências do ICB da UFMG. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas – MG. Membro Associado do Ambulatório de Avaliação e de Intervenção nos Transtornos Específicos de Linguagem Oral e Escrita (AmbLin) da FAFICH/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) UFMG. Tutora do curso a distância “Dislexia: Causas e consequências” oferecido pela FAFICH em parceria com o CAED/UFMG. Tem interesse em neuropsicologia do desenvolvimento, cognição e comportamento motor.
E-MAIL PARA ENVIO DE DÚVIDAS ACADÊMICAS: enifaria17@gmail.com
Formas de pagamento à vista e parcelado




Orientações sobre pagamento por pessoa jurídica - clique aqui.
Procedimentos para solicitação de bolsas - clique aqui.
Política de Cancelamento da Fundep - clique aqui.
A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso o nº mínimo não seja atingido.
DOCUMENTAÇÃO
- O candidato deverá comprovar titulação no curso superior (diploma ou certificado de conclusão de curso) em licenciatura ou bacharelado. A cópia documento comprobatório deverá ser enviado para o endereço: enifaria17@gmail.com
Atenção: Em caso de dúvidas no processo de inscrição/matrícula, acesse o chat (atendimento virtual) ou entre em contato pelo fone (31) 3409-4220 ou pelo Email suporte.extensao@fundep.ufmg.br