Objetivos
Refletir sobre as diferentes práticas institucionais no campo judicial, educacional, da saúde e da assistência social a partir da perspectiva da Psicanálise, discutindo os atravessamentos institucionais no trabalho que considera a singularidade.
Público-alvo
Interno e Externo. Psicólogos, psicanalistas, operadores do direito, educadores, pedagogos e demais interessados na temática.
Ministrantes:
Helio Miranda: mestre em psicologia pela UFMG, doutor em psicologia clínica pela USP, pós doutorando na UFMG. Professor adjunto da PUC - Minas. Psicólogo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Marina Otoni: psicóloga graduada pela PUC - Minas, pós graduada em psicanálise pela UFMG, mestre em psicologia pela UFMG. Coordenadora do núcleo Interfaces em Direito e Psicanálise da UFMG - Psilacs UFMG. Coordenadora e docente da pós graduação em psicologia jurídica PUC - Minas e docente dos cursos de extensão do Psilacs UFMG. Atuou como psicóloga do serviço de execução das medidas socioeducativa da PBH de 2004 a 2013.
Cristiane Cunha: professora da faculdade de medicina da UFMG, mestrado e doutorado em saúde da criança e do adolescente na UFMG. Coordenadora do mestrado profissional em promoção da saúde e prevenção da violência na Faculdade de Medicina da UFMG.
Paula Dias: psicanalista, possui formação em Psicologia pela UFMG e em Direito pela FUMEC, pós-graduada em Clínica Psicanalítica na atualidade (PUC-MG), mestre em Psicologia pela UFMG. Analista de Políticas Públicas na Prefeitura de Belo Horizonte, coordenadora do Núcleo Interfaces do PSILACS-UFMG. Docente dos cursos de extensão do PSILACS UFMG e docente da pós-graduação em Psicologia Jurídica na PUC MG.
Mariana Vidigal: Psicóloga, psicanalista, formação em psicanálise pela EBP-MG, especialização em psicanálise teoria e prática pela FUMEC, mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Docente na Pós-Graduação em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas-UNA. Trabalhou em políticas públicas nas Secretarias de Saúde e Assistência Social da PBH, e foi diretora de orientação socioeducativa da Secretaria de Estado de Defesa Social.
Raquel Marinho: Psicóloga, psicanalista, com especialização em Teoria Psicanalítica pela UFMG, com mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP e doutoranda em Estudos Psicanalíticos na UFMG. Tem experiência clínica e nas políticas públicas de saúde mental, toxicomania e execução de medidas protetivas e socioeducativas (liberdade assistida e semiliberdade) voltadas aos adolescentes.
Política de cancelamento da Fundep
Clique aqui.
Os alunos de Graduação e Pós Graduação strictu sensu deverão enviar o comprovante de matrícula para o seguinte e-mail: suporte.extensao@fundep.ufmg.br
Os profissionais das Políticas Públicas deverão enviar o comprovante (contracheque ou identidade profissional) para o seguinte e-mail: suporte.extensao@fundep.ufmg.br
A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.
DOCUMENTAÇÃO
- Comprovante de matricula ou delcaração (graduação e pós)
- Comprovante profissionais (contracheque ou identidade profissional)