Objetivo
Qualificar profissionais de qualquer área do conhecimento interessados em se capacitar na área de Elaboração de Projetos Sociais. Ao final do curso o aluno deverá dominar todas as etapas da elaboração de um Projeto Social.
Ementa
O curso tem como foco a apresentação, de forma detalhada e construtiva, das metodologias de elaboração projetos sociais contenddo todas as suas partes: Justificativa, Objetivos, Diagnóstico, Metodologias de Monitoramento, Orçamento, Metodologias de Ação e Metodologias de Avaliação Ex-post e Ex-ante. Atenção especial será dada para o entendimento de conceitos básicos na construção de um projeto social, tais quais: Indicadores: construção e utilidade; Maco Lógico e Lógica da relação causa-efeito e meios-fins no entendimento de um problema social a partir da utilização da dinâmica Árvores de Problemas e árvore de Meios e Fins.
Público-alvo
Profissionais de qualquer área do conhecimento interessados em se capacitar na área de Elaboração de Projetos Sociais. (Não é necessário ter nível superior)
Site do curso
www.cecaps.org
Ministrante
Danielle Cireno Fernandes
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), PhD. em Sociologia - University of Wisconsin-Madison (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2001-2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo editorial das revistaa Sociology of Education e Population Review. É Fundadora e coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS-UFMG (www.cecaps.org). Coordenou e coordena vários projetos na área específica de políticas sociais: “Estudo Sobre o Perfil das Famílias que Sofreram Repercussões Sobre o Benefício do Programa Bolsa Família – Bloqueio ou Cancelamento – em Decorrência do Processo de Revisão Cadastral de 2010 e Sobre as Razões Para o Seu Não Comparecimento Dentro do Prazo; Transmissibilidade Intergeracional, Pobreza e Desigualdade Racial: uma Análise Quantitativa: Brasil, Estados Unidos e África do Sul; Avaliação de Impacto dos Programas Sociais em Minas Gerais; Avaliação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Minas Gerais: impactos do crédito rural sobre o segmento classificado no grupo C; Perdas Sociais Causadas pela Violência: A Violência nas Escolas de Belo Horizonte; Estratificação Educacional e Desigualdade Social em Minas Gerais; Censo da População de Alunos Vinculados À Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Belo Horizonte; Estudo Qualitativo para Avaliação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; INSTITUTOS DO MILÊNIO: A Dimensão Social das Desigualdades Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social; Educação Superior e o Mercadod de Trabalho: Avaliando Origens e Destinos Dos Egressos da UFMG. http://lattes.cnpq.br/4438377691253112
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