Objetivo
Clique aqui
Palestrantes
Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase
(Professor Titular do Departamento de Psicologia – UFMG. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento - UFMG)
Palestrantes convidadas:
- Lívia de Fátima Silva Oliveira
Psicóloga. Doutoranda em Neurociências/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
- Larissa de Souza Salvador
Psicóloga. Doutoranda em Neurociências/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
- Flávia Neves Almeida
Psicóloga. Mestre em saúde da criança e do adolescente/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento/UFMG.
Pré-requisito
Interesse em neuropsicologia
Público-alvo
Estudantes e profissionais de psicologia e da área da saúde e educação (medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, pedagogia, etc.)
Programação
Módulo teórico (20h/aula)-
Como as crianças aprendem a:
- Ler e escrever palavras e números
- Contar, resolver operações e memorizar os fatos
- Compreender textos
- Resolver problemas
Por que o construtivismo não funciona?
ATENÇÃO: O MÓDULO TEÓRICO É OBRIGATÓRIO. O ALUNO SÓ TERÁ DIREITO A SE MATRICULAR NO(S) MÓDULO(S) PRÁTICO(S)(OPCIONAIS) APÓS A MATRÍCULA NO MÓDULO TEÓRICO.
Módulo prático – avaliação neuropsicológica (opcional): 8h/aula
Aplicação, correção e interpretação dos principais testes neuropsicológicos usados em uma avaliação:
1. 9 hole peg test
2. Figura de Rey
3. Digit span, Cubos de Corsi
4. Ravlt
5. Stroop victoria
6. Torre de Londres
7. Repetição de pseudopalavras, supressão de fonemas.
8. Ditado e leitura de números; problemas matemáticos.
Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios.
Módulo prático – treinamento de pais (opcional): 8h/aula
Base conceitual: O que é o treinamento de pais (tp) e suas origens
Análise do comportamento aplicada: principais conceitos relacionados à aplicabilidade do Treinamento de Pais
Conceitos importantes para estruturar um programa de tp:
Aspectos do desenvolvimento infantil
Habilidades Sociais Educativas
Estruturas de programas de treinamento de pais: programas individuais e em grupo
Aplicação prática:
Avaliação do comportamento: O que é e como fazer?
Estruturando um programa de treinamento de pais:
Avaliando a demanda - Desenvolvimento típico e atípico
Principais técnicas comportamentais aplicadas à prática
Problemas mais frequentes de comportamento: quais são e como lidar
Observações
Para o módulo teórico, será fornecido um CD contendo artigos de revisão e capítulos de livro sobre os tópicos abordados nas aulas. Os textos foram selecionados a partir de uma ampla e atualizada revisão da literatura internacional. Para os alunos que cursarem o módulo prático, também será fornecido um CD com protocolos e normas dos instrumentos não comercializados / cartilha de treinamento de pais e artigos referentes ao tema. Ressalta-se que não serão disponibilizados os slides apresentados durante o curso.
Os certificados serão enviados por email após a realização do curso.
Política de Cancelamento da Fundep
Clique aqui.
A coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso o nº mínimo não for atingido.