Objetivo
O objetivo deste curso é apresentar e explorar um conjunto de técnicas de georreferenciamento e de análise espacial de dados utilizando algumas ferramentas específicas do programa computacional “ArcGIS”. O foco do curso é apresentar os requisitos básicos de organização de bases de dados com atributos geográficos e o potencial de análise de dados sociodemográficos. Serão apresentados os conceitos básicos de cartografia e especificações relativas aos dados gráficos do tipo ponto, linha e polígono. Em seguida, mostraremos algumas fontes de dados de natureza geográfica que podem ser utilizados no software em que será ministrado o curso. O primeiro módulo do curso destaca a importância de se trabalhar com informações georreferenciadas, a partir das quais se discutirá técnicas de visualização e exploração espacial de dados combinando a confecção de mapas temáticos com ferramentas gráficas e estatísticas. O segundo módulo do curso compreende a apresentação de técnicas apropriadas para análise espacial de dados. O objetivo principal dessa parte é mostrar aos alunos potencialidades da estatística espacial que vão além da simples visualização dos dados.
Pré-requisito
Conhecimento básico de uso de softwares.
Público-alvo
Professores, Pesquisadores, Analistas de Dados, Pesquisadores, Profissionais que lidam com análise de dados quantitativos.
Ministrante
Bráulio Figueiredo A. Silva - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento em Análise Quantitativa pela Universidade do Texas em Austin (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor Adjunto do departamento de Sociologia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão urbana, segurança pública, criminalidade, violência, análise espacial de crimes, sistema de informação geográfica.
Marcos O. Prates - Possui graduação em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutor em Estatística pela University of Connecticut (2011). Pós doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais nos programas de graduação e pós-graduação em estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Distribuições Assimétricas, Estatística Bayesiana, Estatística Espacial e Modelos Lineares Generalizados Mistos.
Orientações sobre pagamento por pessoa jurídica
Clique aqui.
Política de cancelamento da Fundep
Clique aqui.
A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.