Apresentação e justificativa:
Sem privilegiar nenhuma etiologia, a hipótese da Pesquisa PREAUT postula que deve haver, no curso dos primeiros meses de vida, situações psico-relacionais que antecedem a cognição e a tornam possível. Estas situações podem ser observadas na relação do bebê com seu outro familiar habitualmente, seus pais), bem antes que os marcadores cognitivos comumente pesquisados como sinais indicativos da psicopatologia autística – por exemplo, o apontar protodeclarativo,a atenção conjunta e o jogo de faz-de-conta que fazem parte de questionários como o CHAT – Checklist for Autism in Toddlers (BARON-COHEN S., WHEELWRIGHT S., COX A., ALLEN J., BAIRD G., CHARMAN T. ET AL., 2000) – tornem-se observáveis no curso do segundo ano de vida da criança. Desta forma este curso visa capacitar os profissionais no uso do Protocolo Preaut.
Objetivos:
Capacitar os profissionais que trabalham com a primeira infância a detectar os transtornos da comunicação na interação pais-bebês.
Capacitar os profissionais da primeira infância a utilizarem o protocolo PREAUT para identificar perturbações da comunicação e interação, aos 4 e aos 9 meses de idade.
Metodologia:
Aulas expositivas e práticas a partir da discussão de vídeos.
Público-alvo
Estudantes de Fonoaudiologia, Fonoaudiólogos, Pedagogos e demais profissionais da Saúde.
Ministrantes:
Módulo: Protocolo de risco PREAUT Ementa: Capacitação profissional em detecção na primeira infância de transtornos da comunicação na interação pais-bebês. carga horária: 20 horas Professores: Erika Parlato de Oliveira e Rosely Gazire Melgaço . Bibliografia AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico y Estadístico de los Trastornos Mentales – DSM-III-R. Barcelona : Masson, 1988. BARON-COHEN S., WHEELRIGHT S., COX A., ALLEN J., BAIRD G., CHARMANT T. ET AL. The early Identification of autism: the Checklist for Autism in Toddlers (CHAT). Journal of the Royal Society of Medicine. 2000; 52125-93. BURSZTEJN, C.; BAGHDADLI, A.; PHILIPPE, A.; SIBERTIN-BLANC D. Toward a very early screening of autism : reliability of social, emotional, and communication clues in 9-14 months of infants. 13° Congrès International de l’European Society for Child and Adolescent Psychatry (ESCAP). Florence, août, 2007. CULLERE-CRESPIM, G. L’épopée symbolique du nouveau-né. Ramonville Saint Agne : Editions érès, 2007. . LAZNIK, M.-C. A voz da sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito. Salvador: Ágalma, 2004
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ATENÇÃO PARTICIPANTES DAS CATEGORIAS 'ESTUDANTES' e 'ESTUDANTES UFMG ( Inscrições feitas pelo site): O comprovante de matrícula deverá ser encaminhado para o e-mail suporte.extensao@fundep.ufmg.br .O não envio da documentação comprobatória implicará na emissão de boleto complementar referente ao valor da taxa de inscrição na categoria PROFISSIONAL.
Observação: Nas matrícula feitas presencialmente no posto de atendimento da Fundep- loja 07- Praça de Serviços da UFMG, os estudantes deverão apresentar o comprovante de matrícula.
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DOCUMENTAÇÃO
- Comprovante de matrícula no semestre atual
- Comprovante de matrícula atual na UFMG