Objetivo
O curso será dividido em três módulos, um módulo teórico (obrigatório) e dois módulos práticos (opcionais).
O módulo teórico será ministrado em 20 horas/aulas pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase. O módulo teórico visa sistematizar, de forma abrangente e aprofundada, conceitos, métodos e dados empíricos referentes ao estudo da neuropsicologia das emoções aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à emoção e cognição; motivação; personalidade, estresse, auto-regulação emocional e desempenho escolar; transtornos e intervenções.
O módulo prático terá duas turmas. A primeira turma será organizada sob a forma de uma monitoria de 8 horas-aula, ministrada pela psicóloga, doutoranda em neurociências/UFMG e integrante do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – UFMG, Lívia de Fátima Silva Oliveira. O curso tem como objetivo habilitar os profissionais para que sejam capazes de aplicar e interpretar um protocolo para avaliação neuropsicológica infantil.
A segunda turma também terá 8 horas-aula e será ministrada pelas psicólogas Larissa de Souza Salvador e Flávia Neves Almeida. O curso tem como objetivo habilitar profissionais da área da saúde para que saibam analisar, elaborar e aplicar programas de intervenção e modificação de comportamento de crianças e adolescentes.
Público-alvo
Estudantes e profissionais de psicologia e da área da saúde e educação (medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, pedagogia, etc.)
Pré-requisito
Interesse em neuropsicologia
Programação
Módulo teórico(Obrigatório)
1. Emoção como adaptação evolutiva
2. Emoção e cognição: Uma relação de mão-dupla
3. Cérebro e emoção: Estrutura de um episódio emocional
4. Motivação: Aproximação e evitação
5. Motivação: Sensibilidade ao incentivo
6. Personalidade, estresse e auto-regulação emocional
7. Auto-regulação emocional e desempenho escolar
8. Transtornos internalizantes: Ansiedade de desempenho
9. Transtornos externalizantes: Hiperatividade e comportamentos antisociais
10. Intervenções
Módulos práticos (opcionais)
Módulo prático 1: Avaliação neuropsicológica infantil
Aplicação, correção e interpretação dos testes:
1. 9 hole peg test
2. Figura de Rey
3. Digit span, Cubos de Corsi
4. Ravlt
5. Trigramas consonantais
6. Stroop victoria
7. Torre de Londres
Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios.
Módulo prático 2: Programa de treinamento de pais: como lidar com crianças com problemas de comportamento.
Base conceitual
Aspectos introdutórios sobre a análise do comportamento aplicada
Avaliação do comportameto- o que é e como fazer
Desenvolvimento infantil
Introdução aos programas de treinamento de pais - campo teórico/prático das estruturas de ptp
Manejo de comportamento- conceitos aplicados à prática
Principais técnicas comportamentais aplicadas à prática clínica
Habilidades sociais com enfase nas habilidades sociais educativas
Estruturas de ptp para crianças com desenvolvimento típico e atípico
Ptp para dificuldades de comportamento frequentes
A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.
Política de cancelamento da Fundep
Clique aqui