Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:Entre em contato com o Canal Fundep Atende
Fone: +55 31 2342-1212

Extensão Universitária

  • Buscar

Neurociências e educação: evolução e processamento de informação

Sobre o curso

Sub-Áreas Psicologia / Saúde

Objetivos

O curso será dividido em dois módulos, um teórico e outro prático (opcional) dividido em duas turmas independentes. O módulo teórico será ministrado em 20 horas/aulas pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase. O módulo prático terá duas turmas.

A primeira turma será organizada sob a forma de uma monitoria de 8 horas-aula, ministrada pela psicóloga e integrante do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – UFMG, Lívia de Fátima Silva Oliveira. A segunda turma também terá 8 horas-aula e será ministrada pela psicóloga e doutoranda Maria Isabel Santos Pinheiro.

O módulo teórico visa sistematizar, de forma abrangente e aprofundada, conceitos, métodos e dados empíricos referentes ao estudo da neuropsicologia aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à aprendizagem no contexto evolucionário, bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos.

A primeira turma do módulo prático (opcional) – Avaliação neuropsicológica – irá se concentrar na aplicação, correção e interpretação dos instrumentos neuropsicológicos mais utilizados na prática clínica. O curso tem como objetivo habilitar os profissionais para que sejam capazes de aplicar e interpretar um protocolo de avaliação neuropsicológica infantil.

A segunda turma do módulo prático (opcional) – Treinamento de pais – possui como objetivo propiciar ao participante, uma revisão teórica e prática sobre o manejo de comportamento na infância e reabilitação neuropsicológica no formato de Programa de Treinamento de Pais. O curso pretende apresentar estudos atuais da área na promoção de repertório comportamental infantil apropriado, no contexto familiar, escolar e também pesquisas em andamento no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento.

Programação

Módulo teórico
1. Aprendizagem no contexto evolucionário
2. Processamento de informação e aprendizagem escolar
3. Hipótese da sobrecarga cognitiva
4. Bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos
5. Por que o construtivismo não funciona?  Quais as alternativas?

Módulo prático (opcional) – avaliação neuropsicológica

Aplicação, correção e interpretação dos testes:
1. Desenho impossível
2. 9 hole peg test
3. Orientação direita-esquerda; lateralidade
4. Figura de Rey
5. Digit span, Cubos de Corsi
6. Ravlt
7. Trigramas consonantais
8. Stroop victoria
9. TMT A e B
10. Repetição de pseudopalavras, supressão de fonemas.
11. Ditado de números.
12. Teste do desempenho escolar

Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios.

Módulo prático (opcional) – treinamento de pais

A formação teórica do curso pretende orientar o aluno para:
• Estruturar programas de intervenção no formato de Treinamento de Pais - TP para atendimento de crianças com desenvolvimento típico e também que apresentem transtornos do desenvolvimento.
• Definir principais conceitos e realizar análise funcional do comportamento na perspectiva da elaboração de programa de intervenção.
• Conduzir no formato de TP o programa de intervenção no contexto familiar e programar investimento para generalização.
• Promover conteúdos de Habilidades Sociais Educativas nos programas de Intervenção.

O contato com a prática clínica está previsto em:
• Apresentação de casos clínicos com discussão e destaque para contextos que atendam:
a. Queixas frequentes dos pais, relacionadas à crianças típicas
b. Intervenção via Treinamento do Pais nos transtornos do desenvolvimento

• Os estudos sobre TP em andamento no LND:
a. Treinamento de Pais de crianças com Paralisia Cerebral
b. PTP para Síndrome Williams-Beuren (SWB)
c. PTP para crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM)
d. PTP para desenvolver habilidades básicas em indivíduos com dificuldade de aprendizagem

Para o módulo teórico, será fornecido um CD contendo artigos de revisão e capítulos de livro sobre os tópicos abordados nas aulas. Os textos foram selecionados a partir de uma ampla e atualizada revisão da literatura internacional. Para os alunos que cursarem o módulo prático, também será fornecido um CD com protocolos e normas dos instrumentos não comercializados / cartilha de treinamento de pais e artigos referentes ao tema. Ressalta-se que não serão disponibilizados os slides apresentados durante o curso.

Política de cancelamento da Fundep

Clique aqui.

A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.

DOCUMENTAÇÃO

  1. comprovante de matrícula no semestre

Obrigatório comprovar a categoria de inscrição assinalada, enviando documento comprobatório escaneado para o e-mail suporte.extensao@fundep.ufmg.br, imediatamente após a realização da matrícula.


Matrículas Encerradas

Período de matrícula: 15/04/2014 a 20/07/2014

Módulo prático - Avaliação Neuropsicológica

Disciplina opcional

Período de realização: 21/07/2014 a 22/07/2014

Horário: Segunda e terça, das 14 às 18h.

Local: Sala 1012 (Fafich) - UFMG

Carga horária: 8 horas/aula

Vagas: 64, sendo 14 destinadas a bolsistas.

Numero minimo para viabilizar o curso: 20 matriculados

Nº mínimo para confirmação da turma: A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso não haja o nº mínimo de candidatos aprovados matriculados no curso.

Investimento:
Alunos de graduação e alunos de pós graduação (mestrado e doutorado): R$ 210,00
Alunos de pós-graduação (especialização) e profissionais: 310,00



Orientações para pagamento por Pessoa Jurídica: clique aqui

Procedimentos para Solicitação de Bolsa: clique aqui

Módulo prático - Treinamento de Pais

Disciplina opcional

Período de realização: 24/07/2014 a 25/07/2014

Horário: Quinta e sexta, das 14h às 18h.

Local: Sala 1012 (Fafich) - UFMG

Carga horária: 8 horas/aula

Vagas: 64, sendo 14 destinadas a bolsistas.

Numero minimo para viabilizar o curso: 20 matriculados

Nº mínimo para confirmação da turma: A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso não haja o nº mínimo de candidatos aprovados matriculados no curso.

Investimento:
Alunos de graduação e alunos de pós graduação (mestrado e doutorado): R$ 210,00
Alunos de pós-graduação (especialização) e profissionais: 310,00



Orientações para pagamento por Pessoa Jurídica: clique aqui

Procedimentos para Solicitação de Bolsa: clique aqui

Módulo teórico

Disciplina obrigatória

Período de realização: 21/07/2014 a 25/07/2014

Horário: Segunda a sexta, das 8 às 12h

Local: Auditório Sônia Viegas - UFMG

Carga horária: 20 horas/aula

Vagas: 140, sendo 10% destinado a bolsistas.

Numero minimo para viabilizar o curso: 30 matriculados

Nº mínimo para confirmação da turma: A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso não haja o nº mínimo de candidatos aprovados matriculados no curso.

Investimento:
Alunos de graduação e alunos de pós graduação (mestrado e doutorado): R$ 180,00
Alunos de pós-graduação (especialização) e profissionais: 260,00



Orientações para pagamento por Pessoa Jurídica: clique aqui

Procedimentos para Solicitação de Bolsa: clique aqui

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade

Carregando Carregando... Por favor aguarde.