
Objetivos
O curso será dividido em dois módulos, um teórico e outro prático (opcional) dividido em duas turmas independentes. O módulo teórico será ministrado em 20 horas/aulas pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase. O módulo prático terá duas turmas.
A primeira turma será organizada sob a forma de uma monitoria de 8 horas-aula, ministrada pela psicóloga e integrante do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – UFMG, Lívia de Fátima Silva Oliveira. A segunda turma também terá 8 horas-aula e será ministrada pela psicóloga e doutoranda Maria Isabel Santos Pinheiro.
O módulo teórico visa sistematizar, de forma abrangente e aprofundada, conceitos, métodos e dados empíricos referentes ao estudo da neuropsicologia aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à aprendizagem no contexto evolucionário, bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos.
A primeira turma do módulo prático (opcional) – Avaliação neuropsicológica – irá se concentrar na aplicação, correção e interpretação dos instrumentos neuropsicológicos mais utilizados na prática clínica. O curso tem como objetivo habilitar os profissionais para que sejam capazes de aplicar e interpretar um protocolo de avaliação neuropsicológica infantil.
A segunda turma do módulo prático (opcional) – Treinamento de pais – possui como objetivo propiciar ao participante, uma revisão teórica e prática sobre o manejo de comportamento na infância e reabilitação neuropsicológica no formato de Programa de Treinamento de Pais. O curso pretende apresentar estudos atuais da área na promoção de repertório comportamental infantil apropriado, no contexto familiar, escolar e também pesquisas em andamento no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento.
Programação
Módulo teórico
1. Aprendizagem no contexto evolucionário
2. Processamento de informação e aprendizagem escolar
3. Hipótese da sobrecarga cognitiva
4. Bases neurais da aprendizagem escolar e seus transtornos
5. Por que o construtivismo não funciona? Quais as alternativas?
Módulo prático (opcional) – avaliação neuropsicológica
Aplicação, correção e interpretação dos testes:
1. Desenho impossível
2. 9 hole peg test
3. Orientação direita-esquerda; lateralidade
4. Figura de Rey
5. Digit span, Cubos de Corsi
6. Ravlt
7. Trigramas consonantais
8. Stroop victoria
9. TMT A e B
10. Repetição de pseudopalavras, supressão de fonemas.
11. Ditado de números.
12. Teste do desempenho escolar
Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios.
Módulo prático (opcional) – treinamento de pais
A formação teórica do curso pretende orientar o aluno para:
• Estruturar programas de intervenção no formato de Treinamento de Pais - TP para atendimento de crianças com desenvolvimento típico e também que apresentem transtornos do desenvolvimento.
• Definir principais conceitos e realizar análise funcional do comportamento na perspectiva da elaboração de programa de intervenção.
• Conduzir no formato de TP o programa de intervenção no contexto familiar e programar investimento para generalização.
• Promover conteúdos de Habilidades Sociais Educativas nos programas de Intervenção.
O contato com a prática clínica está previsto em:
• Apresentação de casos clínicos com discussão e destaque para contextos que atendam:
a. Queixas frequentes dos pais, relacionadas à crianças típicas
b. Intervenção via Treinamento do Pais nos transtornos do desenvolvimento
• Os estudos sobre TP em andamento no LND:
a. Treinamento de Pais de crianças com Paralisia Cerebral
b. PTP para Síndrome Williams-Beuren (SWB)
c. PTP para crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM)
d. PTP para desenvolver habilidades básicas em indivíduos com dificuldade de aprendizagem
Para o módulo teórico, será fornecido um CD contendo artigos de revisão e capítulos de livro sobre os tópicos abordados nas aulas. Os textos foram selecionados a partir de uma ampla e atualizada revisão da literatura internacional. Para os alunos que cursarem o módulo prático, também será fornecido um CD com protocolos e normas dos instrumentos não comercializados / cartilha de treinamento de pais e artigos referentes ao tema. Ressalta-se que não serão disponibilizados os slides apresentados durante o curso.
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DOCUMENTAÇÃO
- comprovante de matrícula no semestre
Obrigatório comprovar a categoria de inscrição assinalada, enviando documento comprobatório escaneado para o e-mail suporte.extensao@fundep.ufmg.br, imediatamente após a realização da matrícula.