Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:Entre em contato com o Canal Fundep Atende
Fone: +55 31 2342-1212

Extensão Universitária

  • Buscar

8º Festival de Verão UFMG

Sobre o evento

Sub-Áreas: Multidisciplinar

Local : Centro Cultural UFMG – Av. Santos Dumont, 174 – Centro/BH

Objetivo:

. Proporcionar, aos cidadãos de Belo Horizonte, uma outra opção de lazer e de acesso aos bens culturais, durante a semana do carnaval.
. Transmitir aos interessados o conhecimento que se produz na universidade, em suas diversas áreas, tendo o improviso como método  e a sustentabilidade como meta.

Pré-requisito:

Varia de acordo com a atividade. Ver programação anexa.

Publico Alvo:

O evento será aberto ao público em geral, mas enfatizando o aumento da participação do público “(in)comum”, ou seja, pessoas com deficiência. A comunidade interna da UFMG também participa do evento, porém a maior parte do público é composta pela comunidade externa.

Informação Geral:

1. Inscrição (via FUNDEP)

• Período: de 17 de fevereiro a 27 de fevereiro às 12h. Havendo vagas, os interessados deverão procurar a secretaria do evento no dia 1 de março, a partir das 8 horas.
• Taxa única: R$ 20,00 (vinte reais)

Para efetivar sua matrícula, clique na atividade desejada e siga os comandos apresentados na tela. Ao final do processo, imprima o boleto bancário e efetue o pagamento em qualquer banco, até a data de vencimento (dia seguinte ao da inscrição). Não é necessário enviar o comprovante de pagamento à FUNDEP. 

As pessoas com deficiência deverão enviar um e-mail para festivalveraoufmg@gmail.com, no período de 7 a 13 de fevereiro, informando a atividade de interesse e o recurso de acessibilidade necessário. Aguardar retorno e, se for possível o atendimento, efetivar a matrícula no site da Fundep a partir de 17 de fevereiro

A matrícula poderá também ser feita pessoalmente, no posto de atendimento da FUNDEP, onde será impresso o boleto bancário.

COMO CONTACTAR A FUNDEP

A FUNDEP poderá ser contactada por

 a) Internet - acessar o site http://www.fundep.ufmg.br/

b) e-mail: suporte.extensao@fundep.ufmg.br

c) telefone: (31) 3409.4220

d) posto de atendimento:

Praça de Serviços UFMG
Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6.627
31270-010 - Belo Horizonte - MG
Horário de atendimento: 8h às 18h (sem intervalo para almoço) 

Importante:

a) Iniciado o Festival, não será permitida a troca de atividades.
b) Em caso de desistência por parte do aluno, a taxa de matrícula não será devolvida. 

Certificado de conclusão:

Serão emitidos certificados de participação para os alunos devidamente matriculados.

Site do Evento:

Clique aqui

DOCUMENTAÇÃO

  1. fotocópia da certidão de nascimento
  2. autorização dos pais ou responsáveis, onde conste o número da carteira de identidade dos mesmos

Esta documentação é obrigatória e poderá ser encaminhada de duas maneiras:
a) pessoalmente, entregando-a no posto de atendimento da Fundep (Campus Pampulha - Praça de Serviços - loja 07), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até dia o 26/02/2014.

b) pelo correio, enviando-a, via SEDEX, para a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) - Av. Antônio Carlos, 6627 - Unidade Administrativa II - 5º andar - sala 5030 - Campus da Pampulha/UFMG - Caixa Postal 856 - CEP 30161-970 - Belo Horizonte/MG. Data limite para postagem da documentação: 26/02/2014.

Somente os menores de 18 anos devem apresentar esses documentos


Clique no botão CONTINUAR para fazer sua inscrição


Matrículas Encerradas
ACESSIBILIDADE, COMO EU TRATO?

Período de realização: 04/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 14h30 às 18h30

O curso: Atividade interativa. Evidenciar a alunos, professores, funcionários da UFMG e comunidade em geral, a importância de entender o que é ”Acessibilidade” e como cada um de nós é responsável por cada um dos espaços e ambientes em que vivemos. Mostrar (comprovar através de dinâmicas) que nossa universidade não está pronta quanto ao assunto e que em quaisquer dos prédios ou recintos teremos e encontraremos situações a enfrentar e superar da melhor maneira possível. A acessibilidade está em tudo, e cada um de nós, em algum momento de nossas vidas, poderá ou terá que estar pronto para  interagir e, dentro da disposição de cada um, estar ciente de como lidar com “tal” situação quando ela se apresentar.

Público-alvo: Alunos, professores (principalmente da área de Engenharia), funcionários, colaboradores, cooperadores e outros participantes do 8º Festival de Verão da UFMG.

Professor: Liliane Arouca do Carmo (BH) - Ativista e militante voluntária nas causas da pessoa com deficiência e saúde mental. Estudante, capelã, blogueira, formação em Teologia incompleta pelo Izabela Hendrix. 

Carga Horaria04 horas

Data e Horário: 4 de Março de 14h30 às 18h30

Vagas: 30 Vagas

AULA POEMA: ESTUDOS INDISCIPLINARES PARA A POTÊNCIA DO ATO

Período de realização: 02/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: "Aquele que estuda é sempre um atordoado", diz Giorgio Agamben. O que o filósofo adverte é que o acúmulo de referências, de leituras e de afetos que não se materializam num ato de criação flutua em nossos corpos como ideias. Nestes encontros serão traduzidos autores como Roland Barthes, Villén Flusser, Jorge Larrosa, Maria Zambrano, Maria Gabriela Llansol, Fernando Pessoa, Jacques Rancière, Fernando Bárcena, Elias Canetti, e outros professores-poemas. As metodologias de tradução serão: exercícios de leitura em voz alta, experimentos de escrita em diversos suportes, costura, bordado, exercícios performáticos, narração oral de histórias, conversas. Tais traduções desejam a produção de Atos Públicos de Criação.

Público-alvo: interessados com idade mínima de 15 anos.

Professor: Ângela Castelo Branco (SP) - Mestre em Educação pela UNESP. Coordenadora pedagógica do Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Escritora e artista plástica, bolsista do Prêmio de Criação Literária da Funarte, 2011. Publicou livros independentes: Orações (2008), Oferenda (2008), O que digo, o que me diz (2009), em 2012, pela Dobra Editorial o livro Epidermias, prêmio ProAc. Em 2013, desenvolveu, com Giuliano Tierno de Siqueira, o Ateliê Literário Móvel, prêmio ProAc de Circulação de Literatura. É professora do curso de pós-graduação lato sensu “A Arte de contar histórias”. Escreve regularmente no blog: www.angelacastelobranco.blogspot.com.
Giuliano Tierno de Siqueira (SP) - Doutorando em Artes pela UNESP. Estudou Filosofia da Educação com o professor Jorge Larrosa, na Universidade de Barcelona. Curador Educativo do CCSP. Diretor de teatro dos espetáculos Sala de Estar, Abaixo das Canelas e Melhor não incomodá-la, realizados pela MiniCia. Escritor de contos publicados em revistas e no livro Contos do Quintal, ed Globo (2007). Autor e organizador dos livros A criança de 6 anos, pela Ed. Meca (2008); e A Arte de Contar Histórias, Ed. Ícone (2010). Coordenador e professor do curso de pós-graduação “A Arte de Contar Histórias”. Escreve no blog: www.corpoempalavras.blogspot.com.

Carga Horaria12 horas

Data e Horário: 2 a 4 de março das 8h30 às 12h30     

Vagas: 15 Vagas

CAFÉ DA RUA

Período de realização: 02/03/2014 a 03/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 14h30 às 18h30

O curso: Possibilitar aos participantes conhecer o projeto-laboratório Nessa rua tem um rio desenvolvido há quatro anos no hipercentro de Belo Horizonte, pelo Instituto Undió. Propõe-se o desenvolvimento de uma ação coletiva destinada a aproximar pessoas através da ocupação de um lugar (escolhido no entorno do Centro Cultural UFMG), em que os colaboradores possam ser transformados, buscando outras possibilidades relacionadas à arte e ao sonho de uma cidade inclusiva.

Público-alvo: Jovens, com mais de 16 anos e adultos, artistas ou não, interessados em conhecer a dinâmica do projeto-laboratório Nessa rua tem um rio.

Professor: Thereza Portes (BH) - Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard/ Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é chefe do Departamento de Artes Plásticas e professora de pintura da Escola Guignard. Artista plástica, educadora e coordenadora do Instituto Undió (organização não governamental, que trabalha com o desenvolvimento humano pela arte). Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. 

Carga Horaria08 horas

Data e Horário 2 e 3 de Março de 14h30 às 18h30

Vagas: 30 Vagas

Material do aluno: linhas (linha para bordar 100% algodão – marca: Camila – 40m) em cores variadas (vermelho, azul, amarelo, verde, marrom, branco, bege, preto), 2 agulhas para costura a mão números 1 e 3 , 1 tesoura e  1 xícara com pires.

COBRA E OUTROS JOGOS DE IMPROVISAÇÃO

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: O jogo COBRA utiliza placas e sinais entre os participantes, músicos de formação ou não, para articular uma série de modos de improvisação, cada qual com suas próprias regras. Todos os participantes têm direitos igualitários e podem mudar o rumo da performance a qualquer momento. Surgindo das interações/reações entre os músicos, cada versão do jogo é única, podendo ter qualquer duração/instrumentação e sendo sempre uma criação coletiva.

Público-alvo: Adolescentes e adultos

Professor: Felipe José (BH) - Multinstrumentista, músico desde os 11 anos. Graduado em Composição Musical pela UFMG, integrou o Grupo Ramo e a Itiberê Orquestra Família; apresentou-se em diversos países da Europa, da América e da Ásia; compôs trilha para teatro, dança e cinema, além de música orquestral e canção. Já realizou residências artísticas em Canudos, Bahia (Interações Estéticas FUNARTE), Belo Horizonte (Centro Cultural UFMG) e no Monastério Karma Drubey, em Trongsa, Bhutan. Atualmente desenvolve sua pesquisa em práticas improvisatórias coletivas e lança seu primeiro disco autoral, CIRCVLAR MVSICA

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de Março de 8h30 às 12h30

Vagas: 20 Vagas

CONTRIBUTOS DA IMPROVISAÇÃO MUSICAL PARA O BEM-ESTAR

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 14h00 às 18h00

O curso: Abordar o papel da música como fator de melhoria de vários aspectos do desenvolvimento humano, tanto ao nível do ouvinte como do executante.
Tópicos: diferenças e proximidades entre os principais aspectos da prática musical - composição, interpretação e improvisação; potencialidades da improvisação - aspectos do desenvolvimento pessoal que podem ser reforçados através da improvisação e o seu impacto sobre o músico enquanto ser humano; conselhos para ser um bom improvisador - abordagem de algumas regras básicas e ideias que podem ser interessantes para a prática da improvisação. Pretende-se particularmente chamar a atenção para a necessidade de o músico pensar sobre sua própria forma de improvisar; Exercícios de improvisação e reflexão - doze exercícios com diferentes propostas de experimentação e respectivas orientações. Exploração de situações coletivas, individuais, duos, trios, etc. Os participantes devem trazer os seus instrumentos para esta parte prática do workshop.

Público-alvo: musicos

Professor: Carlos Zíngaro (Lisboa/Portugal) - Português violinista e músico eletrônico ativo na improvisação livre. Estudou música clássica em Lisboa e começou a trabalhar com uma série de improvisadores de liderança, em meados dos anos 1970, tornando-se um dos improvisadores europeus de topo atualmente. Já trabalhou com músicos como Richard Teitelbaum, Joëlle Léandre, Peter Kowald, Barre Phillips, Daunik Lazro, Derek Bailey, Jon Rose, Ken Vandermark, Ken Filiano, Rodrigo Amado, Ned Rothenberg, Rüdiger Carl, Dominique Regef, Evan Parker, Annick Nozati, Theo Jörgensmann e Paul Lovens . Zíngaro já se apresentou em festivais novos e de música improvisada na Europa, Ásia e América do Norte; produziu diversas trilhas sonoras de filmes e colaborou com companhias de dança.
Paulo Chagas (Lisboa/Portugal) - Músico português, voluntariamente eclético na sua área de intervenção, tem dedicado grande parte da carreira ao experimentalismo. Sendo por natureza um inconformista, dedica-se intensamente à pesquisa de novas (ou renovadas) soluções e ligações entre as sonoridades que explora. Dividindo a sua atividade pelas facetas de compositor, multi-instrumentista (sopros, eletrônica), professor, escritor e promotor musical, vem focando essencialmente em duas vertentes: por um lado, a dinamização da sua editora Zpoluras Archives, dedicada a vários ramos da música improvisada contemporânea e ao trabalho de parceria entre músicos de vários países; e por outro, a organização do MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia
João Pedro Viegas (Lisboa/Portugal) - Saxofonista autodidata com estudos de jazz desde 1983, teoria e instrumento (saxofones soprano, alto, tenor e barítono, clarinetes soprano e baixo), Enquanto músico, João tocou em concerto e/ou sessão de gravação com os músicos Rashiim Ausar Sahu, Megan Biermen, Paulo Curado, John Gruntfest, Ben Stapp, Rodrigo Amado, Abdul Moimême, Miguel Mira, Ernesto Rodrigues, Sei Miguel, Nuno Rebelo, D’incise, Diatribes, Matthew Goodheart, Carlos “Zingaro”, Thollem McDonas, Ulrich Mitzlaff, Benoît Moreau, Wade Mathews, Victor Nubla, João Lucas, Johann Bourquenez, Raphael Ortis, Plaistow, Peter Bastiaan, Patrick Brennan, Hernâni Faustino, Marcello Magliocchi, Nicola Guazzaloca, Silvia Corda, Adriano Orru, Carlo Mascolo, Gianni Lenoci, Mathias Boss; Eduardo Raon, Cyril Bondi, Rodrigo Pinheiro, Gabriel Ferrandini, Paulo Chagas, Bryan Eubanks, Carola Ortiz Rodo´ e Maresuke Okamoto, entre muitos outros.

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 14h00 às 18h00     

Vagas: 20 Vagas

Material do aluno: trazer seu instrumento para a parte prática do workshop

ENCONTRO DE COSTAS: A MÚSICA IMPROVISADA DE PORTUGAL E DO BRASIL

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 18h30 às 21h30

O curso: Brasil e Portugal são países da costa atlântica, unidos por suas histórias, tradições e costumes. Porém, pouco ou quase nada nos chega das suas produções musicais contemporâneas e experimentais. A recíproca é verdadeira. A proposta é reunir músicos portugueses que nunca ou pouco se apresentaram no Brasil, bem como apresentar ao público brasileiro grupos e músicos nacionais que atuam nessa vertente musical. Reunir músicos brasileiros e portugueses em torno do pretexto de fazer criação musical instantânea, através da improvisação livre, é estabelecer uma conexão e comunicação não verbais, através da interação musical.

Público-alvo: músicos improvisadores e público em geral

Professor: Marco Scarassatti (UFMG) - Compositor e artista sonoro, desenvolve pesquisa de criação e construção de esculturas e ambientes sonoros. Idealizador dos projetos Paisagens Plásticas e Sonoras (SESC - 2005) e Improfest. Autor do livro Walter Smetak: o alquimista dos sons e um dos autores do livro O Ofício do Compositor hoje. Mestre em Multimeios e doutor em Educação, pela Unicamp. Atualmente é professor adjunto do DMTE-FAE-UFMG. Coordena a área de música do PIBID/UFMG. Curador de música do Centro Cultural UFMG e coordenador do projeto Quarta Doze e Trinta da Diretoria de Ação Cultural UFMG, no Campus Pampulha.
Artistas portugueses: Carlos Zingaro (violino); Wind Trio – Paulo Chagas, Paulo Curado e João Pedro Viegas (saxofones, flautas e clarone); O Lugar da Estrada – Abdul Moimême (guitarras), Francisco Trindade (percussão) e Miguel Sá (eletrônica); Rui Eduardo Paes (jornalista, escritor e ensaísta)
Artistas e grupos brasileiros: Fernando Rocha e Elise Pittenger; Trio Sonax – Marco Scarassatti, Nelson Pinton e Marcelo Bomfim; Abaetetuba – Antônio Panda, Thomas Roher e Rodrigo Montoyra; Coletivo d’Istante – Felipe José, Guilherme Peluci, Edson Fernando, Henrique Iwao, Matthias Koole, Miguel Javaral, Ricardo Passos, Rafael Pimenta, Bruno Paiva, Rafael Dutra e Luiza Brina.

Carga Horaria12 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 18h30 às 21h30     

Vagas: 40 Vagas

Material do aluno: trazer seu instrumento para a parte prática do workshop

Atenção: no dia 2 de março, o Encontro será realizado das 14h às 16h, no Espaço do Conhecimento UFMG 

ENIGMAS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: Contextualização: o que são considerados "enigmas" em ciência? Estudos de casos em Física, Química, Matemática, Estatística, Computação e Engenharias. Técnicas e exercícios de investigação e formulação de enigmas.

Primeiro e segundo dias – serão abordados problemas relacionados com a Física Contemporânea direcionados para as questões em aberto, remetendo para os enigmas da ciência.

Primeiro dia – Enigmas quanto ao muito rápido e ao muito massivo
Parte 1 – 8h30 às 10h30 – as distorções do tempo, do espaço e a conversão da matéria em energia, segundo a Teoria da Relatividade Especial (TRE) e sobre a Gravidade e a curvatura do espaço-tempo segundo a Teoria da Relatividade Geral (TRG).
Parte 2 – 10h30 às 12h30 – as possíveis geometrias para o nosso Universo, a Lei de Hubble, buracos negros, matéria escura, expansão acelerada do Universo, Energia Escura.

Segundo dia – Enigmas quanto ao muito pequeno: Física Quântica e Nuclear
Parte 1 – 8h30 às 10h30 – átomos: emissões espectrais descontínua, efeito fotoelétrico, ondas de matéria, o princípio de incerteza, o paradoxo EPR, o gato de Schrodinger
Parte 2 – 10h30 às 12h30 – Extensão da Física Quântica à Ciência dos Materiais; condutores, isolantes e semicondutores, aplicações nos computadores; levitação e a capa da invisibilidade;
A Física sub-atômica: fissão e fusão nuclear; quarks e gluons; O LHC Modelo Padrão – O LHC: campo de Higgs e o Bóson de Higgs.

Coordenador e palestrante do primeiro e do segundo dia: Aba Cohen Persiano (UFMG) – Doutor em Física de Metais – PhD pela Universidade de Londres – Imperial College (1986), pós-doutorado na Telcon Metals – UK (1986) e no Laboratoire Louis Néel – CNRS – Grenoble-França (1997). Graduado em Física pela UFMG (1971), e Mestre em Engenharia Metalúrgica também pela UFMG (1977). Atualmente é professor associado do Departamento de Física da UFMG; é colaborador junto ao CDTN-CNEN em projetos e na coordenação de laboratório comum às duas instituições (UFMG e CDTN) e junto ao Instituto de Geociências e Instituto de Ciências Biológicas. É membro do corpo editorial do Journal of Materials Science editado pela Springer.
Colaboradores da UFMG: Professores Heleno Cunha, Bernardo Borges de Lima, Csaba Sneider e mestranda Paula Mendes Soares.

Terceiro e quarto dias – A Matemática na Arte de Escher.
No ano de 2013 o Palácio das Artes abrigou uma grande exposição das obras o artista holandês M. C. Escher. Aproveitando essa oportunidade o Departamento de Matemática da UFMG em parceria com a Fundação Clóvis Salgado promoveu um ciclo de palestras sobre alguns aspectos matemáticos que podem ser observados nas obras de Escher. Para o festival de verão da UFMG deste ano reapresentaremos este ciclo de palestras quase identicamente (trocando a palestra do professor Marcelo Terra Cunha pela palestra da professora Susana Candida Fornari). Todas as palestras são de caráter elementar, sem pré-requisitos e visam apresentar, de forma simples e didática, como o artista gráfico utilizou interessantes conceitos e construções matemáticas para criar suas obras.

Terceiro dia – Aspectos matemáticos na obra de Escher.
9h – M.C. Escher: o artista dos matemáticos
Palestra introdutória com pequena biografia do artista. Serão abordados os diversos objetos matemáticos presentes em sua obra.
Palestrante: Bernardo Nunes Borges de Lima – Fã de Escher desde a adolescência, Engenheiro Civil e Mestre em Matemática, ambos pela UFMG e Doutor em matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA/RJ.
10h – Escher: o possível e o impossível
Palestrante: Susana Candida Fornari
11h – Enxergando simetrias
Um passeio pelo conceito de simetria através de obras de arte, ilustrando os conceitos de translação, reflexão, rotação e translação refletida.
Palestrante: Michel Spira – Bacharel e mestre pela UFMG. Doutor em Matemática (UC Berkeley). É professor do Departamento de Matemática da UFMG e é coordenador do comitê de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMPE.

Quarto dia – Aspectos matemáticos na obra de Escher.
9h – Pavimentações nas artes e nas obras de Escher
Nesta palestra será apresentada a teoria algébrica da pavimentação por meio de exemplos obtidos do palácio mouro Alhambra e das obras de Escher.
Palestrante: Csaba Schneider – Graduado pela Universidade de Debrecen – Hungria, e Doutor pela Australian National University, Camberra – Austrália. Sua linha de pesquisa é a teoria de grupos, em particular grupos de simetria. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da UFMG.
10h – Perspectivas e Projeções
Os ideais do Renascimento, ao pedirem que retratemos o mundo como ele é, levam à criação da Geometria Projetiva. Seu desenvolvimento possibilitará a representação de paisagens e cenas cada vez mais realistas (ou menos, como no caso do Escher).
Palestrante: Sônia Pinto de Carvalho – Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Geometria e Topologia pela Université de Bourgogne, na França. É professora na UFMG e trabalha com ensino, extensão e pesquisa, com ênfase em Sistemas Dinâmicos .
11h – Escher e o mundo não euclidiano
A palestra começará pela história da geometria e narrará alguns fatos desde a época de Euclides (300 a.C) até o momento da criação da geometria hiperbólica (sec. XIX). Uma vez introduzida a geometria hiperbólica passaremos a apresentação de alguns de seus principais personagens e os identificaremos nas obras de Escher.
Palestrante: Heleno Cunha

Coordenador do terceiro e do quarto dia:  Heleno Cunha (UFMG) – Graduado e Mestre em Matemática pela UFPA e Doutor em Matemática pela UFMG. Sua linha de pesquisa é a geometria hiperbólica e, atualmente, é professor da UFMG.

Público-alvo: interessados que tenham, no mínimo, ensino médio

Colaboradores da UFMG: Prof. Heleno Cunha, Prof. Bernardo Borges de Lima, Prof. Csaba Sneider e mestranda Paula Mendes Soares

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 8h30 às 12h30     

Vagas: 30 Vagas

Material do aluno: Caneta e papel.

GEOGRAFIA IMATERIAL

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 14h30 às 18h30

O curso: Onde os sonhos encontram lugar? O objetivo da oficina é construir um mapa coletivo, a partir da “leitura do lugar” e da análise de sonhos das pessoas, tendo como foco o Centro Cultural UFMG e seus arredores. Serão utilizados recursos visuais, visando trazer inspirações para sonhos e metáforas. Será realizado um roteiro exploratório para registros fotográficos e várias sessões de ideação sobre a identidade do lugar e os sonhos.

Público-alvo: interessados com idade mínima de 16 anos.

Professor: Professora:Lia Krucken (BH) - Atua com processos criativos para valorização do território no Brasil e no exterior. É professora da Escola de Design da UEMG e tem pós-doutorado em Design, Comunicação e Arte junto ao Politécnico di Milano (2011).  Realizou oficinas em Belo Horizonte, São Luís do Maranhão, Porto Alegre, Palermo, na Sicília, com a Accademia di Belle Arti di Palermo, e em Portugal, junto à Universidade de Aveiro. Realiza uma iniciativa colaborativa que envolve a produção de vídeos com moradores de Belo Horizonte sobre os seus sonhos, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação.
Márcia Umma (BH) – Artista e fotógrafa, iniciou seu trabalho com fotografia baseada na realidade da vida cotidiana, há 16 anos. Atualmente vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. Propõe pensar a fotografia como um lugar conceitual, que nos permite olhar para a própria história de modo transgressor.
Artistas e pesquisadores convidados: Luís Matuto, Márcia Guimarães, Najla Mouchrek e Peter Moll.

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 14h30 às 18h30

Vagas: 20 Vagas

Material do aluno: máquina fotográfica.

IMPROVISARTE: IMPROVISO, LITERATURA, INCLUSÃO

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 14h30 às 18h30

O curso: Uso de “inutensílios” para a criação de desenhos visuais e em alto-relevo; ensino lúdico do braille e outras escritas com leitura tátil; improviso de situações de não ver pra se rever ou transver o mundo à nossa volta; produção de textos de literatura infantil, a partir do que não se pode ver, mas apenas imaginar, sonhar; reflexão sobre a literatura infantil, reparando sua multiplicidade de linguagens: o e-book, o livro com duas escritas.

Público-alvo: pessoas ligadas à área de literatura, de ilustração, de edição, de artes gráficas e de inclusão escolar, que tenham interesse em desenho e/ou escrita. Aberta à participação de pessoas cegas.

Professor: Elizete Lisboa (BH) – Graduada em Letras pela UFMG. Como escritora, vem se dedicando à publicação de livros de literatura infantil no formato duas escritas. Principais livros publicados: Firirim Finfim, selecionado para o PNBE (MEC), em 2008; A bruxa mais velha do mundo, selecionado para o Programa Sala de Leitura, em 2010, (Governo de São Paulo); Cadê a monstrinha, selecionado para compor o kit escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em 2014.
Maria José Vargas Boaventura (Tiradentes/MG) - Artista plástica, ilustradora, autora e produtora cultural. Graduou-se em Artes - Pintura e Desenho – pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Lecionou as disciplinas ligadas ao Desenho no Curso de Educação Artística na Universidade de Rio Grande/RS. Desenvolve trabalhos na área de sensibilização e expressão em Artes Plásticas. Participou de diversos salões e exposições coletivas e individuais; tem vários trabalhos premiados e publicados em editoras de Minas Gerais e São Paulo. 

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 14h30 às 18h30

Vagas: 30 Vagas

Material do aluno: papéis para desenho, lápis, borracha, pincéis, tintas, cola e demais ferramentas técnicas auxiliares.

MÁQUINAS PERCEPTIVAS

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30

O curso: A oficina propõe a exploração perceptiva dos cinco sentidos humanos através da fabricação de máquinas e dispositivos que interajam e ampliem as nossas relações sensoriais. Essa experiência entre máquinas e sentidos procura suscitar relações para que o olhar, o ouvir, o inalar, o sentir e o degustar nos mostrem outras percepções do lado sensível do contato com o mundo, gerando assim experiências e situações sensoriais que buscam desenvolver um maior entendimento com o nosso corpo perceptivo.

Público-alvo: interessados em Teatro, Filosofia, Música, Engenharia, Artes Plásticas, Pedagogia, Psicologia e Museologia, com idade acima de 16 anos.

Professor: Pierre Souza Fonseca (BH) - Graduando da Escola de Belas-Artes, proponente e gerenciador do projeto de residência artística EMCOMODO, ativo desde 2009, projeto que auxilia na formação do aluno no campo das artes por meio de experiências transdisciplinares entre artes plásticas, música, teatro e dança. Colaborador desde 2010 com a disciplina Processo Criativo e Empreendedorismo, desenvolvendo experiências transdisciplinares entre alunos das Artes Plásticas e das Engenharias, no campo das esculturas cinéticas, tendo como fio condutor a exploração da sustentabilidade, o uso de materiais recicláveis e energias limpas.
Gabriel Cândido Carneiro (BH) - Graduando em Museologia pela UFMG. Atua em curadorias e desenvolvimento de pesquisa historiográfica e iconográfica para mídias museográficas. Tem experiência na realização de exposições de arte, ciência e tecnologia, e históricas. Atualmente é pesquisador de novas tecnologias da informação e da comunicação com base em processos criativos a partir do campo de ação e interação entre as engenharias, artes plásticas e museologia.

Carga Horaria32 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30     

Vagas: 25 Vagas

Material do aluno: tudo aquilo que tem em casa que nunca teve coragem de jogar fora. Ex: sucatas, materiais descartados, coisas sem uso, coisas que não precisa mais ou que queira se desfazer.

O SONHO DE QUE TEMOS A LINGUAGEM

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30

O curso: A oficina propõe a seleção e tradução de poemas tendo como temática o sonho e o incomum, conforme a proposta do Festival. Inicialmente, serão propostos poemas das escritoras americanas Emily Dickinson e Elizabeth Bishop. Dickinson, escritora do século XIX, levou ao limite a língua inglesa, numa poesia inovadora para sua época, e por isso podemos tê-la hoje como nossa contemporânea. Já Bishop viveu no século XX e passou longa temporada no Brasil, tendo feito um vasto exercício de auto-tradução. Ambas podem ser consideradas incomuns, como veremos, tanto na vida como na poesia. Todos esses intercâmbios de tempos, lugares e línguas devem nos proporcionar material para produzir, ao final, livros artesanais, com os “poemas de sonho” de cada integrante da oficina. Prevemos, ainda, espaço para que as discussões sobre o “sonho do poema e o poema dos sonhos” evoquem outros poemas, de outros autores.

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, poetas, tradutores e todos os amantes da poesia.

Professor: Fernanda Mourão (UFMG) - Professora, pesquisadora e tradutora, possui pós-doutorado em Letras, Linguística e Artes (UFMG/CNPq, 2011). É doutora em Literatura Comparada pela UFMG (2008); mestre em Literaturas de Expressão Inglesa (2002) e licenciada em Letras pela mesma universidade.  Professora Visitante da área de Edição do curso de Letras da UFMG. Atua também na área de Gestão de Projetos Culturais da Diretoria de Ação Cultural - DAC/UFMG.
Paul Avilés (New York/USA) – Bacharel em Espanhol pela St. Lawrence University (NY, USA), mestre em Fine Arts – Creative Writing (Poesia) pela Syracuse University (NY, USA) e mestre em Professional Studies – Agriculture (Horticultura) pela Cornell University (NY, USA). É professor emérito do Departamento de Inglês, Leitura e Comunicação do Onondaga Community College (Syracuse, NY). Premiado poeta e tradutor.

Carga Horaria32 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30

Vagas: 15 Vagas

Material do aluno: Caderno e material de escrita.

ORQUESTRA DE GARRAFAS

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: Voltada para a sensibilização musical, concebida e executada para pessoas que tenham formação ou não nesta área. A sua meta é trazer as pessoas da posição de espectadores para a de atores, utilizando os elementos naturais da percussão e voz humanas. Pequenos grupos de duos e trios transformam-se em uma despretensiosa orquestra, utilizando-se de garrafas de plástico, das mãos, dos pés, do corpo, dos sons, e criando uma performance orquestral que gera uma imensa alegria e entusiasmo aos participantes. A partir deste insight percebem o potencial e as possibilidades de algumas faculdades que seu cérebro possui, mas que até então permaneceram adormecidas.

Público-alvo: crianças de 9 a 12 anos

Professor: Antônio Panda (SP) – Nasceu em São Paulo, Brasil, em 1948. É baterista, percussionista, construtor de peças de percussão e improvisador. Iniciou a carreira em 1963. Tem se dedicado à música improvisada desde o início de 2000, divulgando esta vertente, através de apresentações e workshops realizados em espaços culturais, teatros, museus, galerias de arte e festivais no Brasil e no exterior.

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de Março de 8h30 às 12h30

Vagas: 20 Vagas

Material do aluno: Garrafa Pet

OS SONHOS DE FRANZ KAFKA

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 14h30 às 18h30

O curso: Aproximar o participante da obra literária e do pensamento de Franz Kafka e estimulá-lo a escrever, tendo como base o livro que recolhe os sonhos de Kafka (Sonhos, Franz Kafka, Iluminuras, SP, 2008; tradução de Ricardo F. Henrique).

Público-alvo: estudantes de qualquer nível e interessados em literatura e no pensamento.

Professor: Juliano Garcia Pessanha (SP) – Escritor. Publicou a trilogia Sabedoria do Nunca (1999), Ignorância do Sempre (2000) e Certeza do Agora (2002), e Instabilidade Perpétua (2009), todos pela Ateliê Editorial. Ganhou o prêmio Nascente (USP - Editora Abril), em 1997, e participou da FLIP, em 2006. É mestre em Psicologia e doutorando em Filosofia pela USP. 

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 14h30 às 18h30

Vagas: 20 Vagas

Material do aluno: Caneta e papel.

PERCEPÇÃO MUSICAL PARA SURDOS

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30

O curso: Desenvolver a percepção sonoro-musical em deficientes auditivos. Através do estímulo da percepção das vibrações sonoras e associações com objetos e situações do seu cotidiano, a oficina busca estimular o processo perceptivo através do experimentalismo, fazendo com que os surdos possam criar seu próprio universo musical. Através de dinâmicas e trabalhando com objetos comuns de seu dia-a-dia, será possível identificar vibrações diversas, criando uma espécie de catálogo sonoro cerebral em um novo âmbito até então para eles desconhecido.

Público-alvo: toda a comunidade surda situada em escolas e entidades voltadas para este público.

Professor: Flávio Teixeira Maia (BH) - Estudante de música da Fundação de Educação Artística. Ênfase em pesquisas de investigação melódica e experimentalismo. Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

Carga Horaria32 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30

Vagas: 20 Vagas

Material do aluno: Caderno e material de escrita.

UFOS, OVNIS E UFOLOGIA: ANTES QUE O SONHO VIRE PESADELO

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: Dar aos participantes uma visão do fenômeno OVNI, seus impasses, os obstáculos ao seu entendimento; os tóxicos da ufologia: cientificismo, militarismo, amadorismo, misticismo e psiquismo - de como a tendência do enfoque unilateral e preconceituoso impedem o avanço no estudo do assunto; Inteligência ou inteligência extraterrestre (com i maiúsculo ou minúsculo); inferências possíveis diante de indícios, evidências e mesmo provas; a necessidade de integração do saber popular, da ciência e da investigação; prevenção ao choque cultural em potencial.

Público-alvo: Leigos e membros da comunidade acadêmica, que possuam ensino médio completo. É desejável que tenham curso superior completo ou ciclo básico com ênfase em Ciências Exatas, Biológicas ou Humanas e que tenham noções de desenho artístico e/ou técnico, bem como noção de desenho em perspectiva e/ou anatômico.

Professor: Alberto Francisco do Carmo (DF) – Licenciado em Física pela UFMG (1982). Professor de Física, Matemática e Química (1982/1996). Técnico em Assuntos Educacionais do Ministério da Cultura/IPHAN (1996/2008) – aposentado. Artista, diretor, iluminador e produtor (DRT/SP-1980); técnico em espetáculos - sonoplasta e diretor de produção (DRT/SP-1980); radialista - produtor de programas e apresentador (Sindicato de Radialistas de Belo Horizonte, 1980). Jornalista colaborador e/ou articulista em assuntos diversos como Aviação, Astronáutica, Educação e Ciências, e em especial para Aviation Magazine (França), Estado de Minas, Diário de Minas (BH) e Revista MEIAUM (DF). Membro do CICOANI – Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos Não Identificados (BH, 1954 a 1978). Após isto, investigador independente, com assistência a grupos como a AMPEU – Associação Mineira de Pesquisas Ufológicas - e CIPFANI, também de BH.

Carga Horaria16 horas

Data e Horário: 1 a 4 de março das 8h30 às 12h30     

Vagas: 20 Vagas

Material do aluno: folhas de papel ofício para desenho, lápis 2B, 2H e HB; borracha, estilete, régua, esquadro e compasso.

UM PASSO DE LADO (turma A)

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 8h30 às 10h30

O curso: Com larga experiência em dança com aqueles que não são familiarizados com esse tipo de expressão artística - pacientes psicóticos e adolescentes autistas, dentre outros -  Anamaria Fernandes propõe esta oficina para todos aqueles que querem dançar, com ênfase no sonho de cada um.

Público-alvo: interessados com idade mínima de 10 anos

Professor: Anamaria Fernandes (Rennes/França) - bailarina e coreógrafa, é responsável pela Companhia DANA, que desenvolve projetos em dança contemporânea no cruzamento de diversas artes com diferentes culturas. A Associação DANA, presidida desde 2005 por Simon Artignan, tem sua sede em Rennes, na França, e tem desenvolvido importantes projetos artístico-culturais com adolescentes autistas e pacientes psiquiátricos em geral, além de projetos com crianças da periferia. Como registro do trabalho desenvolvido por Anamaria Fernandes, temos os documentários Hors de ma bulle/Outside my bubble, La danse au logis, Un pas de côté/Um passo de lado e Fine Lune. 

Carga Horaria08 horas

Data e Horário1 e 4 de Março de 08h30 às 10h30

Vagas: 15 Vagas

UM PASSO DE LADO (turma B)

Período de realização: 01/03/2014 a 04/03/2014

Período de inscrição: 17/02/2014 a 27/02/2014

Horário: 10h45 às 12h45

O curso: Com larga experiência em dança com aqueles que não são familiarizados com esse tipo de expressão artística - pacientes psicóticos e adolescentes autistas, dentre outros -  Anamaria Fernandes propõe esta oficina para todos aqueles que querem dançar, com ênfase no sonho de cada um.

Público-alvo: interessados com idade mínima de 10 anos

Professor: Anamaria Fernandes (Rennes/França) - bailarina e coreógrafa, é responsável pela Companhia DANA, que desenvolve projetos em dança contemporânea no cruzamento de diversas artes com diferentes culturas. A Associação DANA, presidida desde 2005 por Simon Artignan, tem sua sede em Rennes, na França, e tem desenvolvido importantes projetos artístico-culturais com adolescentes autistas e pacientes psiquiátricos em geral, além de projetos com crianças da periferia. Como registro do trabalho desenvolvido por Anamaria Fernandes, temos os documentários Hors de ma bulle/Outside my bubble, La danse au logis, Un pas de côté/Um passo de lado e Fine Lune. 

Carga Horaria08 horas

Data e Horário1 e 4 de Março de 10h45 às 12h45

Vagas: 15 Vagas

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade

Carregando Carregando... Por favor aguarde.