Objetivo
O curso será dividido em dois módulos, um teórico e outro prático (opcional) divido em duas turmas independentes. O módulo teórico será ministrado em 20 horas/aulas pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase. O módulo prático terá duas turmas. A primeira turma será organizada sob a forma de uma monitoria de 8 horas-aula, ministrada pela Psicóloga, mestranda e integrante do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – UFMG, Lívia de Fátima Silva Oliveira. A segunda turma também terá 8 horas-aula e será ministrada pela psicóloga e doutoranda Isabel dos Santos Pinheiro.
O módulo teórico visa sistematizar de forma abrangente e aprofundada, porém acessível a um público não-especializado, mas com educação de nível universitário, conceitos, métodos e dados empíricos referentes ao estudo da neuropsicologia aplicada às doenças neurológicas. Serão abordados aspectos relacionados à nosologia das doenças neurológicas, bem como o método de avaliação.
A primeira turma do módulo aplicado (opcional) irá se concentrar na aplicação, correção e interpretação dos instrumentos neuropsicológicos mais utilizados na prática clínica. O curso tem como objetivo habilitar os profissionais para que sejam capazes de montar e interpretar um protocolo para avaliação neuropsicológica infantil em relação às condições neurológicas apresentadas no módulo teórico.
A segunda turma do módulo prático (opcional) terá como objetivo habilitar profissionais da área da saúde para que saibam analisar, elaborar e aplicar programas de intervenção e modificação de comportamento de crianças e adolescentes.
Público Alvo
Estudantes e profissionais de psicologia e da área da saúde e educação (medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, pedagogia, etc.)
Ministrante
COORDENADOR DOSCENTE/PALESTRANTE
Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase
(Professor Titular do Departamento de Psicologia – UFMG. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento - UFMG)
COORDENADORA DISCENTE/PALESTRANTE
Lívia de Fátima Silva Oliveira
(Psicóloga. Mestranda pelo programa Ciências da saúde: saúde da criança e do adolescente – Faculdade de Medicina UFMG)
PALESTRANTE
Maria Isabel dos Santos Pinheiro
(Psicóloga. Doutoranda pelo programa Ciências da saúde: saúde da criança e do adolescente – Faculdade de Medicina UFMG)
Programação
TURMA 1: Módulo teórico
1. Deficiência intelectual
2. Transtornos motores
3. Epilepsia
4. Enxaqueca
5. Transtornos de aprendizagem
Módulos práticos (opcionais)
Turma 2: Aplicação, correção e interpretação dos testes:
1. Desenho impossível
2. Mini exame do estado mental
3. FAB
4. 9 hole peg test
5. Orientação direita-esquerda; lateralidade
6. Figura de Rey
7. Digit span, Cubos de Corsi
8. Stroop victoria
9. TMT A e B
1 Fluência verbal, fluência ortográfica e fluência de desenhos
Repetição de pseudopalavras, supressão de fonemas.
. Ditado e leitura de números; problemas matemáticos.
Escala Vineland
Discussão de casos clínicos e confecção de relatórios.
Turma 3: Programa de treinamento de pais: como lidar com crianças com problemas de comportamento.
1. Introdução aos Programas de Treinamento de Pais - TP
2. Estilo Parental e Habilidades Sociais Educativas - seus reflexos no manejo de comportamento dos filhos
3. Como elaborar um PTP
Política de cancelamento da Fundep
Clique aqui.
DOCUMENTAÇÃO
- Estudante de Graduação
- Estudante de Pós-Graduação