Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:suporte.extensao@fundep.com.br
Fone: +55 31 2342-1212

Posto de Atendimento:

Campus UFMG Pampulha
Horário de Atendimento: 8:00 as 17:00 h
Av. Antônio Carlos, 6627
Pça de Serviços - Loja 07
Belo Horizonte/MG

Extensão Universitária

  • Buscar

Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência 1º/2020

Sobre o curso

Atenção alunos: Diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19) e de acordo com as diretrizes adotadas pela Reitoria da UFMG, as atividades do curso de Especialização de Comunicação Pública da Ciência estão suspensas por prazo indeterminado.

Objetivo

Formar uma nova geração de mediadores e comunicadores do conhecimento capazes de atuar como:

1- Profissionais especializados para trabalharem em museus de ciências e centros interativos de ciências, bem como planetários, aquários, jardins botânicos, etc. 

2- Jornalistas em condição de atuarem especificamente na difusão das ciências, de forma crítica, responsável e que conheçam a fundo o funcionamento e os métodos das ciências.

3- Divulgadores do conhecimento que trabalhem no mundo da editoria, da mídia, das políticas públicas, das empresas e instituições de pesquisa.

4- Educadores e professores que atuem em sinergia com ferramentas e métodos da divulgação científica.

Público-alvo

Jornalistas e comunicadores, professores e educadores, divulgadores da ciência, gestores de instituições de pesquisa ou empresas na área de ciência e tecnologia.

Pré-requisitos

O curso é aberto a todos a todas as pessoas interessadas, desde que tenham concluído um curso superior.

Website

https://www.facebook.com/amerek.ufmg/

Edital

Clique aqui.

Resultado da 1ª Seleção: clique aqui.

Resultado da Seleção Final: clique aqui.

Cadastro Prévio: O candidato aprovado em primeira chamada no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela Internet, no período de 12/11/2019 a 14/11/2019, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. OBS: É importante frisar que o cadastro prévio e a matrícula na turma são dois processos diferentes, sendo imprescindível a realização de ambos procedimentos.

Todos os candidatos aprovados nesta seleção deverão realizar matrícula na FUNDEP (turma abaixo) no período de 11/11/2019 à 31/01/2020 onde será firmado contrato com a FUNDEP.

E-mail para envio de dúvidas acadêmicas: ppgs@fafich.ufmg.br

Orientações sobre pagamento por pessoa jurídica: clique aqui.

Política de Cancelamento da Fundep: clique aqui.

Forma de pagamento à vista e parcelado 

 

A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso o nº mínimo não seja atingido.

Dúvidas na matrícula ou inscrição: Entre em contato com a Fundep - Suporte a Projetos de Extensão: (31) 3409-4220 | Email: suporte.extensao@fundep.ufmg.br

Seleção - Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência 1º/2020

Período da Inscrição:15/10/2019 a 28/10/2019

Período da Seleção:25/10/2019 a 10/11/2019

Taxa de Inscrição:R$ 85,00

Documentação:

  1. Currículo: Arquivo em Word ou PDF com seu currículo resumido: formação acadêmica - curso, instituição e período em que fez a graduação (bacharelado ou licenciatura); eventuais cursos de pós-graduação e especialização; atuação profissional; eventuais publicações; atividades de divulgação científica (palestras, blogs, podcasts, apresentações públicas, vlogs, livros, programas de rádio ou TV, organização de eventos, etc.)
  2. Carta de intenções: Texto com tamanho entre 2.000 e 3.000 caracteres (contando os espaços) com sua apresentação, motivação para cursar a Especialização e expectativas com o curso.
  3. Miniensaio: Texto com tamanho entre 2.000 e 3.000 caracteres (contando os espaços) sobre os fatores que considera as principais dificuldades enfrentadas atualmente pela comunicação pública da ciência.
  4. Cópia frente e verso (em arquivo único) do histórico e do diploma de graduação ou documento equivalente expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação. Serão aceitas declarações de conclusão de curso, desde que conste a data da colação de grau.

ATENÇÃO:

- Os candidatos deverão encaminhar documentação obrigatória para o e-mail extensaocae@fundep.com.br no momento da matrícula.

Só serão deferidas as inscrições com documentação completa.

OBS:

- Serão aceitos apenas documentos legíveis de fácil leitura e compreensão.

- Não será considerado para avaliação, o envio de arquivos que não sejam aqueles estipulados por este Edital.

- O não cumprimento de qualquer item indicado como parte dos Requisitos para Inscrição acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, não cabendo qualquer recurso.

- A inscrição implicará na aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais os candidatos não poderão alegar desconhecimento.

- A UFMG não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de natureza técnica associados a mal funcionamento de computadores, a falhas de comunicação, a congestionamento de linhas de comunicação e por quaisquer outros motivos de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados para consolidação da inscrição.

Horário: As entrevistas ocorrerão nos dias de 4 a 6 de novembro de 2019, em local e com escala de horários que será divulgada no dia 1 de novembro de 2019 na secretaria do Curso e comunicado pela secretária através do e-mail informado no formulário de requerimento da inscrição.

Local: As entrevistas ocorrerão nos dias de 4 a 6 de novembro de 2019, em local e com escala de horários que será divulgada no dia 1 de novembro de 2019 na secretaria do Curso e comunicado pela secretária através do e-mail informado no formulário de requerimento da inscrição.

Sobre a seleção: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas para o primeiro semestre de 2020, sendo que o curso somente será realizado mediante o preenchimento de, no mínimo, 20 vagas. 

Inscrição:

a) pela internet (neste link): neste caso a documentação deverá ser postada até o dia 25/10/2019, para o seguinte endereço: Av. Pres. Antônio Carlos 6627, Un. Adm. II - Campus UFMG, CEP 31.270-901 - Belo Horizonte / MG / Brasil ou Caixa Postal 6990 - sala 3024, CEP 30.120-972.

b) pessoalmente, no posto de atendimento da Fundep/UFMG/Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627 – Praça de Serviços – loja 7 – BH/MG, no horário de funcionamento de 08h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e recessos acadêmicos), até o último dia do período de inscrições. Maiores informações pelo Callcenter Fundep: (31) 3409-4220.

Etapas da seleção: análise de Curriculum Vitae, histórico escolar, carta de intenções e miniensaio e entrevista individual.

As entrevistas ocorrerão nos dias de 4 a 6 de novembro de 2019, em local e com escala de horários que será divulgada no dia 1 de novembro de 2019, na secretaria do Curso e comunicado pela secretária através do e-mail informado no formulário de requerimento da inscrição.

Nº mínimo de inscritos para viabilização da seleção: 40.

Resultado da 1ª etapa da seleção: clique aqui

Resultado da Seleção Final: clique aqui.

Cadastro Prévio: todos os candidatos aprovados em primeira chamada no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela Internet, no período de 12/11/2019 a 14/11/2019, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio, e efetuar a entrega de toda a documentação indicada abaixo na Secretaria do Curso até a data de 31/01/2020.

Matrículas dos aprovados na seleção: todos os candidatos aprovados nesta seleção deverão realizar matrícula neste link na turma abaixo no período de 11/11/2019 à 31/01/2020 onde será firmado contrato com a FUNDEP. Ver TURMA abaixo.


Turma 01 - Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência 1º/2020
Matrículas Encerradas

Período de matrícula: 11/11/2019 a 31/01/2020

Período de realização: 01/03/2020 a 01/08/2021

Horário: Segundas-feiras e terças-feiras, de 08h00 às 17h00/22h00* (*para disclinas ofertadas no turno noturno, a serem definidas posteriormente; Eventuais créditos optativos poderão ser ofertados, para alunos que tiverem maior disponibilidade de tempo e querem completar seus créditos em 2 semestre, às segundas feiras à noite (18h às 21h30), e eventualmente nas terças feiras, em horários que variam em cada semestre dependendo da oferta. São créditos adicionais optativos.).

Local: A Definir, na Secretaria de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, localizada na Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte-MG, prédio da FAFICH - Sala 4202.

Carga horária: 360 horas/aula

Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, para entrada no primeiro semestre de 2020.

Cadastro Prévio: O candidato aprovado em primeira chamada no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela Internet, no período de 12/11/2019 a 14/11/2019, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. OBS: É importante frisar que o cadastro prévio e a matrícula na turma são dois processos diferentes, sendo imprescindível a realização de ambos procedimentos.

ATENÇÃO: O candidato aprovado deverá efetuar a entrega de toda a documentação indicada abaixo na Secretaria do Curso - Secretaria de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, localizada na Av. Antônio Carlos 6627, Belo Horizonte-MG, prédio da FAFICH sala 4202, das 9h às 17h (A/C Renata) - até a data de 31/01/2020.

DOCUMENTAÇÃO

  1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (é o próprio comprovante de matrícula na FUNDEP e/ou o boleto pago);
  2. 1 (uma) foto 3x4 recente;
  3. Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação, ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
  4. Histórico Escolar do Curso de Graduação;
  5. Curriculum Vitae;
  6. Cópia do documento de identidade, constando órgão expedidor;
  7. Cópia do CPF*;
  8. Certidão de quitação eleitoral, no caso de cidadãos brasileiros (pode ser solicitada no site do TRE - www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral), não serão aceitos comprovantes individuais de votação;
  9. Cópia do certificado de reservista, no caso de cidadãos brasileiros do sexo masculino;
  10. Cópia do comprovante de endereço;
  11. Cópia de Certidão de Nascimento ou de Casamento, no caso de cidadãos brasileiros.


OBS: O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado.


Número mínimo de inscritos para viabilização da turma: 20 (vinte).

Investimento:

Valor à vista: R$5.355,00.

Valor a prazo: R$ 6.300,00.

·         Nº de parcelas: 18.

·         Valor de cada parcela: R$ 350,00.

·         Vencimento das parcelas: dia 10 dos respectivos meses.

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade