Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:suporte.extensao@fundep.ufmg.br
Fone: +55 31 3409-4220

Posto de Atendimento:

Campus UFMG Pampulha
Horário de Atendimento: 8:00 as 17:00 h
Av. Antônio Carlos, 6627
Pça de Serviços - Loja 07
Belo Horizonte/MG

Extensão Universitária

  • Buscar

CANCELADO - “A semântica das paixões: razões, afetos e delírios na música barroca” - 2º Sem/2017

Sobre o curso

Sub-Áreas Música / Artes

Objetivo

Oferecer curso de arte e criação musical. 

Ementa:

Curso introdutório de apreciação do repertório barroco (1580 – 1750), considerando suas conexões com outras manifestações artísticas, assim como sua contextualização sociocultural. Para a abordagem musical, serão utilizadas a retórica e a fenomenologia. Tendo como base tratados dos séculos XVI a XVIII e trabalhos atuais sobre retórica musical, a abordagem retórica concentrar-se-á na ordenação e estrutura do discurso assim como nas figuras de retórica. Já a fenomenologia será utilizada como instrumento para abordar a própria experiência do ouvinte como fonte de conhecimento fundante sobre o discurso musical analisado. Sem desconsiderar observações pertinentes à fraseologia e à harmonia, no sentido tradicionalmente abordado pela morfologia, a abordagem fenomenológica privilegia outros parâmetros, tais como tempo, textura, espaço musical, texto literário, timbres e quaisquer outros que a escuta do sujeito identifique como prioritários no fenômeno musical considerado. Não é necessário ter nenhum conhecimento musical formal prévio para inscrever-se neste curso.

Conteúdo Programático:

Tema 1: Concepção de "afeto" na música barroca
Tema 2: Retórica e fenomenologia na música barroca
Tema 3: Figuras retórico-musicais  

Metodologia de Ensino:

Audições guiadas
Aulas expositivas

Pré-requisito

Idade acima de 18 anos.

Público-Alvo

Comunidade em geral.

Ministrante e Coordenação Geral

Prof. André Cavazotti - Professor associado da Escola de Música da UFMG. Tem experiência nas áreas de música e teatro, com ênfase nas relações entre a música antiga e a dramaturgia contemporânea. Bacharelado em violino pela Faculdade de Artes Santa Marcelina, mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Música/DMA pela Boston University e pós-doutorado na LISPA (London International School of Performing Arts).

Profa. Dra. Margarida Maria Borghoff Professora de Piano e Música de Câmara na Escola de Música da UFMG. Doutora pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha, com ênfase na canção de câmara alemã. Recitalista e camerista, coordenadora do projeto Resgate da Canção Brasileira. Atualmente é diretora do espaço cultural Conservatório UFMG onde desenvolve vários projetos musicais.

Política de cancelamento da Fundep

Clique aqui.

A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.


Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade