Objetivos
• Introduzir junto aos participantes elementos básicos para a concepção de projetos, o planejamento e o diagnóstico na área da cultura. Discutir as etapas e ferramentas de elaboração de um projeto cultural – diagnóstico, planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento e avaliação;
• Apresentar e definir conceitos principais da elaboração de projetos culturais. Projeto Matriz e o passo a passo na elaboração de projetos culturais: público-alvo, objetivos e resultados, recursos, composição do orçamento, cronograma físico-financeiro e plano operativo;
• Apresentar estratégias e elementos importantes para a captação de recursos, o estabelecimento de parcerias e trabalho em rede no campo da Cultura: mecanismos e oportunidades de inscrição de projetos culturais, leis de incentivo à cultura, editais, fundos, etc.
• Exercitar e esboçar coletivamente um projeto cultural.
Ementa:
O curso tem como foco a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais, suas etapas e custos. Conceitos Básicos: Programas e Projetos; Projetos culturais; planejamento; diagnóstico; Projeto Matriz; Fases de um projeto; plano operativo; Estratégias de viabilização, captação de recursos e construção de parcerias.
Público-alvo
Produtores, artistas, estudantes ou participantes de redes e organizações sociais sem-fins lucrativos. Através de debates conceituais e exercícios práticos, os alunos deste curso conhecerão estratégias de elaboração de projetos culturais desde sua inscrição em leis de incentivo até formulários de empresas patrocinadoras.
Ministrante
Clarice Libânio
Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda.; Coordenadora-executiva da ong Favela é Isso Aí; autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte; organizadora e co-autora da Coleção Prosa e Poesia no Morro, com cinco volumes; Consultora de diversos órgãos governamentais, entre eles o IEF e a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais; Professora, entre 2003 e 2009, do Curso Pensar e Agir com a Cultura, do Observatório da Diversidade Cultural; Professora da Oficina de Elaboração, Captação e Gestão de Projetos Culturais da SEC/MG desde 2005; Gestora do Ponto de Cultura Centro de Referência em cultura Popular Urbana, da ong Favela é Isso Aí. Através do trabalho realizado no Favela é Isso Aí recebeu a Medalha Santos Dumont, categoria prata, pelos relevantes serviços prestados à área cultural do Estado, além do Prêmio cultura Viva – 2010, primeiro lugar na categoria Organização da Sociedade Civil.
Site do Curso
Clique aqui
Formas de pagamento
à vista 
Crédito à vista/parcelado (2x):


parcelado (2x): 
Orientações sobre pagamento por pessoa jurídica
Clique aqui.
Política de cancelamento da Fundep
Clique aqui.
A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso o nº mínimo não seja atingido.