Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:suporte.extensao@fundep.ufmg.br
Fone: +55 31 3409-4220

Posto de Atendimento:

Campus UFMG Pampulha
Horário de Atendimento: 8:00 as 17:00 h
Av. Antônio Carlos, 6627
Pça de Serviços - Loja 07
Belo Horizonte/MG

Extensão Universitária

  • Buscar

9º Festival de Verão UFMG - O CORPO É UMA FESTA!

Sobre o evento

Local : Centro Cultural UFMG – Av. Santos Dumont, 174, Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1.537 e Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, s/nº

Objetivo:

O Festival de Verão da UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural, é uma iniciativa que visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa de atividades culturais no período de férias de verão. A proposta busca, através da ampliação do leque de atividades tradicionalmente oferecidas pelos festivais culturais, atingir todas as áreas de conhecimento atendidas pela Universidade, humanidades, letras e artes, ciências da vida, ciências exatas, da terra e tecnologia. A proposta do Festival de Verão é articular cultura, ciência e arte; produzir, de forma ativa, o conhecimento; e trabalhar, sobretudo, com foco na sensibilidade para a acessibilidade.


Pré-requisito:

Quanto existem, estão detalhados no texto da oficina.


Publico Alvo:

Alunos, professores, técnico-administrativos, artistas, profissionais liberais e público em geral.


Site:

www.ufmg.br/festivaldeverao


Informação Geral:

1.Público que necessita de acessibilidade

Inscrição: 19 a 23 de janeiro

Taxa por minicurso: R$ 20,00

Observação: a oficina Teatro dos Planetas é gratuita, mas requer inscrição


Orientações: envie e-mail para festivalveraoufmg@gmail.com informando a atividade de interesse e o recurso de acessibilidade necessário. Aguarde a resposta sobre a possibilidade de atendimento à demanda até dia 27 de janeiro. Em caso de resposta positiva, siga as orientações para matrícula do público em geral, especificadas a seguir. O pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 5 de fevereiro.


Público em geral

Matrícula: de 28 de janeiro até 09 de fevereiro

Taxa única: R$ 20,00

Observação: a oficina Teatro dos Planetas é gratuita, mas requer inscrição

Orientações: para efetivar a matrícula, acesse o site da Fundep, clique na atividade desejada e siga as orientações apresentadas na tela. Ao final do processo, imprima o boleto bancário e efetue o pagamento em qualquer banco, até a data de vencimento nele impressa. Não é necessário enviar o comprovante de pagamento à Fundep.


A matrícula também poderá ser feita pessoalmente, em um posto de atendimento da FUNDEP, onde será impresso o boleto bancário.


Importante

a) Os menores de 18 anos devem apresentar, no posto de atendimento da FUNDEP, cópia de sua certidão de nascimento e autorização dos pais ou responsável, onde conste o número da carteira de identidade dos mesmos.
b) Iniciado o Festival, não será permitida a troca de atividade.
c) Em caso de desistência por parte do aluno, a taxa de matrícula não será devolvida.

Certificado de conclusão:

Serão emitidos certificados de participação para os alunos devidamente matriculados.

COMO CONTACTAR A FUNDEP

A FUNDEP poderá ser contactada por

 a) Internet - acessar o site http://www.fundep.ufmg.br/

b) e-mail: suporte.extensao@fundep.ufmg.br

c) telefone: (31) 3409.4220

d) posto de atendimento:

Praça de Serviços UFMG
Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6.627
31270-010 - Belo Horizonte - MG
Horário de atendimento: 8h às 18h (sem intervalo para almoço

Clique no botão CONTINUAR para fazer sua inscrição



Matrículas Encerradas
A MATEMÁTICA E O HOMEM VITRUVIANO

Período de realização: 10/02/2015 a 12/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 12/02/2015

Horário: 14h às 16h

O curso: Discutirá a geometria da gravura “O homem vitruviano” de Leonardo da Vinci, abordando suas supostas conexões com a razão áurea e a quadratura do círculo.

Público-alvo: Público em geral com conhecimento de Matemática em nível de ensino médio; em particular, professores dos ensinos fundamental e médio, alunos de ensino médio e de graduação em Matemática.

Professor: Michel Spira (UFMG) – Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), tem mestrado em Matemática pela mesma Universidade (1979) e doutorado em Matemática pela University of California – Berkeley (1987). Atualmente é Professor adjunto IV da UFMG.

Carga Horaria06 horas

Vagas: 80 Vagas

Data e Horário: 10 a 12 de Fevereiro de 14h00 às 16h00

Local: Conservatório UFMG – mini auditório

AÇÃO INCLUSIVA

Período de realização: 12/02/2015 a 12/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 12/02/2015

Horário: 14h às 18h

O curso: Diante da diversidade de situações e da importância de ampliar o acesso de pessoas com deficiência, torna-se imprescindível que o conceito de “acessibilidade” seja amplamente difundido. A atividade tem o objetivo de sensibilizar e preparar estudantes, professores e demais públicos para a importância e a responsabilidade de cada um de nós em tornar nossos respectivos espaços de fato acessíveis. Pretende-se possibilitar uma reflexão e análise do termo ‘acessível’ no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Público-alvo: Alunos, monitores, professores, funcionários e demais interessados na ampla discussão do assunto.

Professor: Liliane Arouca do Carmo (BH) - Ativista e militante voluntária nas causas da pessoa com deficiência e saúde mental. Estudante, capelã, blogueira, possui formação em Teologia incompleta pelo Izabela Hendrix.

Carga Horaria04 horas

Data e Horário: 12 de Fevereiro de 14h00 às 18h00

LocalEspaço do Conhecimento UFMG - Espaço Multiuso - 1º andar 

Vagas: 15 Vagas

APROXIMAÇÃO–AÇÃO: PALHAÇO

Período de realização: 10/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 14h às 18h

O curso: A oficina vai procurar apresentar o universo do palhaço através de jogos, brincadeiras e intervenções em ambientes diferentes do prédio e do entorno. Buscar, na diversão de estar em cena, explorar algumas características individuais que podem compor futuramente o palhaço em cada um. Além de mostrar que a rua, o olhar para si e para o público pode ser forte aliado no aprendizado e na criação desse palhaço. .

Público-alvo: Interessados no assunto, com idade mínima de 16 anos.

Professor: Francis Severino e Fernando Oliveira (BH) – Ambos estudaram teatro no Palácio das Artes e logo formaram uma dupla de palhaços que vem pesquisando incessantemente a arte de ser palhaço nas ruas, parques e hospitais. Juntos já integram a Fanfalhaça, uma fanfarra de palhaços e palhaças dirigida por Cristiano Pena, em 2010. Em 2012, estrearam juntos o espetáculo Mulambo e Risoto em busca do amor. Atualmente estão trabalhando em dois solos, cada um sob a direção do outro, tendo a rua como mote de criação. Além disso, criaram juntos, com direção de Sara Rojo a cena curta O Nariz e o Bigode, uma das vencedoras do Cenas Curtas, Galpão Cine Horto, em 2014. Juntos trabalham também no Instituto HAHAHA, organização não governamental que faz um trabalho constante e profissional em hospitais..

Carga Horaria16 horas

Vagas: 20 Vagas

Data e Horário: 10 a 13 de Fevereiro de 14h00 às 18h00

Local: Centro Cultural UFMG – 2º andar – sala Celso Renato

Material do aluno: Roupa preta confortável.

COMO SE FABRICA UMA MULHER?

Período de realização: 10/02/2015 a 12/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 12/02/2015

Horário: 14h às 18h

O curso: A oficina é oferecida exclusivamente para mulheres e propõe, a partir da questão-título, a criação de ações performativas e de instalações/intervenções em lugares públicos por meio do desenvolvimento de jogos relacionais com o espaço urbano, objetos, corpos e narrativas.

Público-alvo: Alunos interessados em intervenção urbana, com idade mínima de 16 anos.

Professor: Nina Caetano (UFOP) - performer, dramaturga e pesquisadora da cena contemporânea. Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, na linha de pesquisa Processos e Poéticas da Cena Contemporânea. Atualmente, coordena o NINFEIAS – Núcleo de Investigações Feministas e participa do OBSCENA, agrupamento independente de pesquisa cênica, no qual desenvolve uma pesquisa junto à performer Lissandra Guimarães sobre uma escrita produzida no calor da ação performativa.
Participação: Lissandra Guimarães .

Carga Horaria12 horas

Vagas: 20 Vagas

Data e Horário: 10 a 12 de Fevereiro de 14h00 às 18h00

Local: Centro Cultural UFMG – 2º andar – sala 1

Material do aluno: Trazer referências textuais (notícias de jornal, bulas de remédio, propagandas de produtos de beleza ou de eletrodomésticos, frases e contos) e objetos (embalagens de produtos – beleza, limpeza – utensílios, peças de roupas, eletrodomésticos) relativos ao tema proposto pela oficina, ou seja, associados ao universo feminino e à mulher. Esses servirão de ponto de partida para a criação. Tais elementos deverão ser significativos, instigantes e provocadores para quem os escolhe. As participantes deverão vir para a oficina com roupa confortável e neutra, apropriada ao trabalho corporal.

CORPO E ESPIRITUALIDADE

Período de realização: 10/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 15h às 18h

O curso: A voz e o gesto são elementos fundamentais na expressão da nossa vitalidade. Trazer a força que vem da terra, dos pés, da raiz de cada um, do ritmo dos sons vocais e dos instrumentos de percussão, para que se possa expressar o que há de mais sagrado dentro de cada um de nós, com criatividade, sensualidade e alegria é a proposta da oficina.

Público-alvo: Atores, dançarinos e público em geral .

Professor: Mamour Ba (BH) – natural de Senegal, África, é músico, bailarino, compositor, cantor, arranjador e consultor educacional. Formou-se na Universidade de Arte de Dakar e na Faculdade de Dança Moderna Mudra, também em Dakar. Mestre em música pela Universidade de Versailles, na França.

Carga Horaria12 horas

Vagas: 25 Vagas

Data e Horário: 10 a 13 de Fevereiro de 15h00 às 18h00

Local: Centro Cultural UFMG – 2º andar - sala 2

Material do aluno: Roupas leves para movimentações corporais e dança 

DESCOBRINDO E COSTURANDO RELAÇÕES NA PRAÇA DA LIBERDADE

Período de realização: 10/02/2015 a 12/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 12/02/2015

Horário: 13h às 17h

O curso: A atividade tem o objetivo de dar aos participantes a possibilidade de conhecer e pesquisar os diversos “personagens invisíveis” presentes nas cidades, que curiosamente, apesar de muitas vezes não serem enxergados, mantêm e cuidam do espaço público.
A oficina será desenvolvida na Praça da Liberdade, convidando os alunos e o público em geral a bordar uma grande toalha, como uma síntese de conversas representadas por palavras e desenhos das histórias de vida de pessoas envolvidas com a manutenção da Praça e de seu entorno. Após duas tardes de bordados coletivos, a toalha adornará uma grande mesa de café oferecida em homenagem aos personagens da Praça da Liberdade, propondo uma reflexão sobre a situação de invisibilidade que se encontram certas classes sociais dentro das cidades.

Público-alvo: Alunos interessados em intervenção urbana, com idade mínima de 16 anos.

Professor: Thereza Portes (BH) - Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard /Universidade do Estado de Minas Gerais, é professora na mesma Universidade. Atualmente também é Chefe do Departamento de Artes Plásticas e professora de pintura da Escola Guignard. Artista plástica, educadora e coordenadora do Instituto Undió, organização não governamental que trabalha o desenvolvimento humano pela arte. Já participou de diversas exposições no Brasil e exterior..

Carga Horaria12 horas

Vagas: 30 Vagas

Data e Horário: 10 a 12 de Fevereiro de 13h00 às 17h00

Local: Espaço do Conhecimento UFMG – 5º andar

Material do aluno: linhas (linha para bordar 100% algodão – 40m) em cores variadas (vermelho, azul, amarelo, verde, marrom, branco, bege, preto), 2 agulhas para costura a mão números 1 e 3 , 1 tesoura e  1 xícara com pires.

ESTE MUSEU É ACESSÍVEL?

Período de realização: 10/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h (das 16h às 20h serão realizadas visitas a museus e espaços culturais).

O curso: DQuais razões impedem os museus de serem acessíveis? Como queremos mudar a forma como os museus abordam seus respectivos públicos? O objetivo da oficina é construir uma experiência acerca da acessibilidade em museus, dando aos participantes a possibilidade de conhecer as necessidades das pessoas com deficiência, um grupo da sociedade que, aos poucos,  tem tido seus direitos reconhecidos, além de refletir, discutir experiências, visitar instituições e idealizar itinerários acessíveis. A oficina irá contribuir para a conscientização sobre os programas e linhas de ação para que os museus ofereçam as ferramentas e recursos necessários para torná-los mais acessíveis, estimulantes e inclusivos.

Público-alvo: Estudantes e profissionais que atuam em museus e espaços expositivos, interessados em desenvolver práticas inclusivas e a promoção da acessibilidade. Idade mínima de 18 anos.

Professor: Gabriel Cândido Carneiro (BH) - Graduando em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua em curadorias, pesquisa para mídias museográficas e montagem de exposições. Tem experiência na realização de exposições históricas, de arte, ciência e tecnologia. Atualmente é pesquisador de novas tecnologias da informação e comunicação com base em processos criativos, a partir do campo de ação e interação entre as engenharias, artes plásticas e museologia.

Carga Horaria32 horas

Vagas: 16 Vagas

Data e Horário: 10 a 13 de Fevereiro de 10h às 12h e 14h às 16h (das 16h às 20h serão realizadas visitas a museus e espaços culturais)

Local: Espaço do conhecimento – UFMG

FESTIM NA ACADEMIA: encontros entre a literatura e a gastronomia

Período de realização: 10/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: A intenção é promover a leitura de um corpus de obras literárias (poéticas e narrativas) que tangenciam o tema da comida. Memória, amor, infância, violência e partilha serão alguns dos temas investigados. A oficina encerrará com uma exposição de trabalhos dos participantes, criados durante os encontros.

Público-alvo: Interessados em literatura e gastronomia, com idade a partir de 15 anos.

Professor: Sabrina Sedlmayer (UFMG) – Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pesquisadora das relações entre literatura e comida. Possui diversas publicações no campo da literatura e da filosofia. O seu livro de culinária 100 receitas sem leite e derivados ganhou primeiro lugar no Gourmand World Cookboob Awards 2013 (na categoria Nutrição e Saúde), no Brasil, e terceiro lugar mundial, em Beijing, China, em 2014.

Carga Horaria16 horas

Vagas: 20 Vagas

Data e Horário: 10 a 13 de Fevereiro de 08h30 às 12h30

Local: Centro Cultural UFMG – 2º andar – sala 5 e apoio de cozinha

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA – uma abordagem lúdica

Período de realização: 10/02/2015 a 12/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 12/02/2015

Horário: 14h às 18:30h

O curso: Apresentar, de forma prática e divertida, os conceitos fundamentais da robótica e alguns dos problemas e soluções de engenharia, encontrados no desenvolvimento de robôs são as propostas dessa atividade. Durante a oficina, os participantes trabalharão em grupos, utilizando kits educacionais para projetar, construir e programar seus próprios robôs. Os robôs desenvolvidos participarão de empolgantes competições.

Público-alvo: Alunos do ensino médio que tenham interesse em cursar Engenharia ou Ciência da Computação; professores do ensino fundamental que queiram conhecer a robótica como ferramenta de ensino; alunos de graduação nos períodos iniciais do curso. Idade mínima: 15 anos..

Professor: Guilherme Augusto Silva Pereira (UFMG) – Bacharel (1998) e Mestre em Engenharia Elétrica (2000) pela UFMG, possui doutorado em Ciência da Computação (2003) pela mesma Universidade. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas, e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Robótica e Visão Computacional. É pesquisador do CNPq e integra o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Autônomos da UFMG. 

Carga Horaria18 horas

Vagas: 24 Vagas

Data e Horário: 10 a 12 de Fevereiro de 14h00 às 18h30

Local: Conservatório UFMG - sala 3 e pátios

LABORATÓRIO TECNOLOGIA DA CONEXÃO CORPO MENTE TERRA

Período de realização: 10/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

O curso: Como promover a interdependência entre o meio ambiente, o corpo físico e a mente, dedicando tempo para conectá-los e mantê-los saudáveis? Partindo dessa premissa, a oficina busca investigar os usos de tecnologias verdes, sustentáveis e sociais, integradas e ampliadas por saberes populares e indígenas, visando o equilíbrio e o desenvolvimento entre o homem e seu meio. Nessa investigação, a oficina propõe o estudo e a construção de máquinas, aparatos, dispositivos e sistemas tecnológicos que estimulem a conexão e o desenvolvimento do corpo, da mente e do meio ambiente.

Público-alvo: Estudantes das Engenharias, Artes Plásticas, Arquitetura, Ciências Sociais, Biologia, interessados em ampliar seus conhecimentos em tecnologias sustentáveis e sociais e sua integração com o desenvolvimento humano e ambiental. Idade mínima de 16 anos. .

Professor: Pierre Souza Fonseca (BH) – artista plástico, graduado pela Escola de Belas Artes da UFMG, é proponente e gerenciador do projeto de residência artística EMCOMODO, que desde 2009 auxilia na formação do aluno no campo das artes por meio de experiências transdisciplinares entre artes plásticas, música, teatro e dança. Colaborador, desde 2010, na disciplina Processo Criativo e Empreendedorismo, desenvolvendo experiências transdisciplinares entre alunos das Artes Plásticas e das Engenharias no campo das esculturas cinéticas, tendo como fio condutor a exploração da sustentabilidade, o uso de materiais recicláveis e energias limpas. 

Carga Horaria32 horas

Vagas: 18 Vagas

Data e Horário: 10 a 13 de Fevereiro de 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Local: Centro Cultural UFMG – área externa próxima à garagem

Material do aluno: Tudo aquilo que tem em casa que nunca teve coragem de jogar fora. Exemplo: sucatas, materiais descartados, coisas sem uso que não precise mais ou que queira se desfazer

O USO DE DIFERENTES MODOS DE COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

Período de realização: 11/02/2015 a 11/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 11/02/2015

Horário: 8h30 às 12h30

O curso: Estudos têm mostrado que o bom professor não valoriza apenas o conteúdo nas suas aulas, mas também a aprendizagem e o bem estar dos estudantes. Nesta oficina serão detalhados os diferentes modos que os professores utilizam pra atingir esses objetivos, com particular destaque para as características não verbais da comunicação. Essas características serão identificadas em aulas gravadas em vídeo, que já vem sendo utilizadas em pesquisas. Ao final será exemplificado como a voz pode ser trabalhada para melhorar processos de comunicação.

Público-alvo: Professores e outros profissionais interessados em comunicação não verbal.

Participação dos Professor: Luciana Moro, Renata Reis, Eliane Ferreira de Sá e Luciana Azevedo..

Carga Horaria04 horas

Vagas: 30 Vagas

Data e Horário: 11 de Fevereiro de 08h30 às 12h30

Local: Conservatório UFMG – sala 2

RITMO, CORPO E PALAVRA

Período de realização: 10/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 14h às 18h

O curso: A intenção é promover uma consciência rítmica associando o ritmo, o corpo e a palavra, propondo a criação coletiva e a história pessoal dos participantes como metáfora do mundo: como potência poética e a narrativa das biografias. Serão propostas dinâmicas sobre o tema da oficina sob a noção de interface; jogos rítmicos: o ritmo como objeto de linguagem - utilização do corpo como parte constitutiva da obra; jogos textuais: a palavra enquanto elemento de expressão crítica e potência para a criação artística. A proposta a ser trabalhada será apresentada por meio de exposição bibliográfica, apreciação de materiais relacionados à temática, em vídeos e catálogos.

Público-alvo: Artistas, estudantes de artes, músicos e pessoas que tenham interesse em interagir com expressões livres e espontâneas, na perspectiva de realizar experimentações com corpo, ritmo e palavra, com idade mínima de 15 anos.

Professor: Babilak Bah - Artista do ruído, músico, artista visual, poeta e arte-educador. Produziu dois CDs -  ‘Enxadário: Orquestra de Enxadas’, em 2006, e ‘Biografia de Homens Inquietos’, em 2010. Em 2012, foi premiado no Rumos Educação Cultura e Arte, do Instituto Itaú Cultural, com a proposta ‘Uma experiência inter-semiótica com a loucura’. Já se apresentou em projetos relevantes para a cultura brasileira de vários estados, como projeto Pixinguinha, Conexão Vivo, Sesc Pompéia e outros. Ainda foi selecionado, em 2006, pelo Rumos Educação, Cultura e Arte, do Instituto Itaú Cultural, como um dos compositores mais inovadores da música brasileira, com sua pesquisa voltada para a linguagem das enxadas. Excursionou pela França, Espanha e Inglaterra. Atualmente, vem se dedicando à elaboração de esculturas sonoras, estabelecendo um trabalho de fusão de linguagem entre palavra, som e artes visuais.

Carga Horaria16 horas

Vagas: 25 Vagas

Data e Horário: 10 a 13 de Fevereiro de 14h00 às 18h00

Local: Centro Cultural UFMG – 2º andar – sala 3

Material do aluno: Levar um objeto sonoro e usar roupa confortável.

TEATRO DOS PLANETAS

Período de realização: 12/02/2015 a 13/02/2015

Período de inscrição: 28/01/2015 a 13/02/2015

Horário: 19h às 21h

Gratuita

O curso: Os planetas possuem diferentes velocidades de translação. Quanto maior a órbita, mais tempo eles demoram para completar uma volta ao redor do Sol. É possível observar cinco planetas a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Devido aos seus respectivos movimentos de translação, podemos avistá-los em diferentes direções nas constelações do zodíaco, e em diferentes horários da noite. O objetivo dessa oficina é simular os movimentos, posições e horários de visibilidade dos planetas com o nosso próprio corpo.

Público-alvo: Interessados no tema com idade a partir de 10 anos

Ministrante - Equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento

Data e Horário: 12 e 13 de Fevereiro de 19h00 às 21h00

LocalEspaço do Conhecimento – 2º andar – Terraço Astronômico 

Vagas: 20 Vagas

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade

Atendimento Virtual - Fundep