Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:suporte.extensao@fundep.ufmg.br
Fone: +55 31 3409-4220

Posto de Atendimento:

Campus UFMG Pampulha
Horário de Atendimento: 8:00 as 17:00 h
Av. Antônio Carlos, 6627
Pça de Serviços - Loja 07
Belo Horizonte/MG

Extensão Universitária

  • Buscar

II Seminário Arte e Diferença: Infâncias

Sobre o evento

Sub-Áreas: Psicologia / Pedagogia / Saúde / Artes

Local : Teatro Universitário e Escola de Belas Artes da UFMG

O II Seminário Arte e Diferença: Infâncias acontecerá no Teatro Universitário e na Escola de Belas Artes da UFMG, Pampulha, nos dias 12 e 13 de novembro de 2014. As inscrições podem ser feitas no período 15/09 a 02/11.

Objetivos

• Contribuir para o debate contemporâneo acerca da potência da infância, como tempo-espaço de formação do “eu”, formação dos modos relacionais e marca das vivências iniciais no mundo compartilhado, gerando reflexão sobre a responsividade da comunidade adulta.
• Estabelecer um diálogo interdisciplinar entre as artes, pedagogia, e as áreas da saúde físico-motora e mental para pensar o local da diferença nos processos artísticos.
• Apontar ideias e ferramentas que visem à melhoria da qualidade de vida e dos processos de inclusão social da população com necessidades especiais, a partir de experiências artísticas.

Público Alvo

Professores, estudantes e profissionais das áreas de pedagogia, artes cênicas, música, psicologia, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional. Educadores de escolas da rede pública e particular de ensino, tanto do município quanto cidades vizinhas. Pais e outros interessados no tema.

Site do Evento

http://cpdtu.blogspot.com.br/

Programação

Clique aqui.

Comunicação em Simpósios

Os inscritos para comunicação em simpósios temáticos (detalhados abaixo) deverão encaminhar a ficha de inscrição (disponível aqui) devidamente preenchida para o e-mail: seminarioarteediferença@gmail.com 

A segunda edição do Seminário Arte e Diferença vai dedicar-se à discussão acerca da infância, em seu aspecto plural: “infâncias” e receberá inscrições para comunicações nas seguintes linhas temáticas:

1- Processos criativos e infâncias - essa linha temática abarca trabalhos relativos a processos criativos que priorizem concepções de infâncias em seus fazeres ;
2- Arte, infâncias e juventudes - essa linha inclui trabalhos que tematizem a arte, que tematizem a arte e as relações entre adultos, crianças e jovens nos âmbitos da cultura e educação;
3- Imaginários, infâncias e mundos de vida - essa linha inclui trabalhos que abordem os diversos imaginários de infância, construídos a partir de pontos de vista sociais, filosóficos, psicológicos, políticos, etc. Inclui também as práticas relacionadas a esses imaginários, ou seja, seu saber-fazer na vida compartilhada.

Instruções Comunicação Oral

-  A inscrição através do site da Fundep é obrigatória para todos os participantes: ouvintes e autores/co-autores de trabalhos submetidos.
-  O seminário será composto dos seguintes Simpósios Temáticos: 1- Arte e Inclusão; Arte e Processos Criativos; Arte e Saúde Mental.
-  Poderão apresentar trabalhos nos Simpósios Temáticos, sob a forma de Comunicação Oral, doutores, mestres, estudantes de pós-graduação, graduados e graduandos;
-  Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (um) Simpósio Temático.
-  Cada autor poderá inscrever apenas um trabalho. Apenas o autor do trabalho deverá submeter o trabalho no sistema. Se houver co-autoria e o/s co-autore/s não submete/rem trabalho como autor de outro trabalho, devera/ão se inscrever na modalidade OUVINTE.

- A avaliação e aceite dos trabalhos de Comunicação Oral são da responsabilidade dos coordenadores de cada Simpósio Temático;
- São oferecidas 27 vagas, sendo 9 inscrições por simpósio temático. Caso o Simpósio Temático não atinja o número mínimo de 6 participantes, poderá ser completado, pela comissão científica, com trabalhos excedentes em outros Simpósios Temáticos. Ficará a critério da Comissão Científica a eventual alocação de um trabalho que não tenha obtido prioridade em nenhum dos 3 STs sugeridos em outro Simpósio;
- É de responsabilidade dos autores a apresentação da Comunicação Oral e o aviso aos coordenadores de ST de sua indisponibilidade de estar presente no evento, para permitir eventuais re-organizações dos simpósios temáticos Só serão incluídos na programação trabalhos cujos autores tiverem pago o valor de inscrição no prazo previsto. O certificado de apresentação será fornecido somente se o trabalho for apresentado pelo/s autore/s, não sendo aceitas apresentações feitas por terceiros;
- Serão publicados posteriormente, por meio eletrônico, apenas os textos completos apresentados durante os Simpósios Temáticos;
- Caso o trabalho não seja aceito, o proponente estará automaticamente inscrito no evento na categoria ouvinte. Não haverá devolução da diferença do valor.

OUTRAS INFORMAÇÕES

1. No caso de comunicações não aceitas, os proponentes poderão usar sua inscrição na modalidade de ouvinte.
2. Para se inscrever, o interessado deve identificar-se em uma das DUAS modalidades abaixo:
* COMUNICAÇÃO ORAL EM SIMPÓSIO TEMÁTICO;
* OUVINTE;
3. Os resumos, assim como os dados da ficha de inscrição, deverão ser encaminhados para o e-mail seminarioarteediferenca@gmail.com
4. Os trabalhos completos poderão ser enviados por e-mail - seminarioarteediferenca@gmail.com -  ou entregues à coordenação do Seminário no dia da apresentação
5. Não haverá devolução do valor investido em caso de desistência.

Investimento:

Inscrições com comunicação oral        R$ 70,00
Ouvintes                                           R$ 30,00

DÚVIDAS NA INSCRIÇÃO
ENTRE EM CONTATO COM A FUNDEP
(segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 h)
(31)3409-4220
suporte.extensao@fundep.ufmg.br

DÚVIDAS SOBRE O CONTEÚDO DO EVENTO/ SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO
ENTRE EM CONTATO COM OS ORGANIZADORES
seminarioarteediferenca@gmail.com


Matrículas Encerradas
II Seminário Arte e Diferença: Infâncias

Período de realização: 12/11/2014 a 13/11/2014

Período de inscrição: 15/09/2014 a 10/11/2014

Horário: Vide programação no site do evento

Vagas: 117, sendo 27 vagas para comunicações e 90 para ouvintes

Nº mínimo de candidatos inscritos para viabilizar o evento: 30 alunos

Nº mínimo para confirmação da turma: A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso não haja o nº mínimo de inscritos.

Investimento:

Inscrições com comunicação oral        R$ 70,00
Ouvintes                                        R$ 30,00

Forma de pagamento:

BOLETO

Orientações para pagamento por Pessoa Jurídica: clique aqui

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade

Atendimento Virtual - Fundep