Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:suporte.extensao@fundep.ufmg.br
Fone: +55 31 3409-4220
Fax: +55 31 3409-4583

Posto de Atendimento:

Campus UFMG Pampulha
Horário de Atendimento: 8:00 as 17:00 h
Av. Antônio Carlos, 6627
Pça de Serviços - Loja 07
Belo Horizonte/MG

Extensão Universitária

  • Buscar

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL – DOCUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRESERVAÇÃO

Sobre o evento

Sub-Áreas: Belas Artes

Local : Casa FIAT de Cultura -Praça da Liberdade, 10 - Funcionários

Telefone: 31-3289-8900 Email:casafiat@casafiat.com.br

Fax: 31 3289-8920

Site: http://www.casafiatdecultura.com.br

Email:casafiat@casafiat.com.br

Objetivo

O principal objetivo deste evento é debater a documentação como uma ferramenta central para a preservação de coleções, e a inserção de novas tecnologias e padrões científicos em ações de gestão integrada. O seminário, dirigido a pesquisadores e profissionais da área, pretende apresentar uma perspectiva mais abrangente e mais contemporânea relacionada aos sistemas, ferramentas e padrões internacionais voltados à documentação e gerenciamento de coleções. Apresenta ao público um cenário ampliado de discussão, considerando o aporte do CIDOC-ICOM, correlacionando a pesquisa científica à prática institucional.

Público Alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação interessados na área de Patrimônio Cultural; profissionais de arquivos e museus; docentes e pesquisadores da área; agentes culturais e procedentes de cargos da administração pública voltados para a área da cultura.

Programação

1º Dia – 25/08
• 8h00 - Credenciamento
• 8h30 - Abertura – Gabriel Moore Forell Bevilacqua; Yacy-Ara Froner e Ana Martins Panisset
• 9h00 - João Luiz Domingues Barbosa (Diretor do DPMUS-IBRAM)
• 9h30 - George Alex da Guia (DEPAM-IPHAN)
Conferência
A atuação do CIDOC na construção de parâmetros internacionais de documentação de acervos
Mediador: Ana Martins Panisset
• 10h00 – Nicholas Crofts (Switzerland)
• 11h00 – Stephen Stead (CIDOC-United Kingdom)
• 12h00 – Debate
• 13h00-14h00 – Intervalo para o almoço
Sessão da tarde
Políticas de acesso e difusão do Patrimônio Cultural
Mediador: Gabriel Moore Forell Bevilacqua
• 14h00 – Nicola Ladkin (Museum of Texas Tech University -United States)
• 15h00 – Nick Poole(Collections Trust -United Kingdom)
• 16h00 – Leonardo Castriota (MACPS-UFMG)
• 17h00 - Gabriel Moore Forell Bevilacqua (UFF-RJ)
2º Dia – 26/08
Conferência
Políticas de gestão de acervos em instituições públicas
Mediador: Cátia Rodrigues Barbosa
• 09h00 – Lina Nagel (DIBAM -Chile)
• 10h00 – Alexandre Matos (Universidade do Porto - Portugal)
• 11h00 – Fernando Cabral (Universidade do Porto - Portugal)
• 12h00 – Ana Panisset (SUMAV)
• 13h00-14h00 – Intervalo para o almoço
Sessão da tarde
Pesquisa em gestão da informação de acervos no âmbito da pós-graduação
Mediador: Leonardo Castriota
• 14h00 – Cristina Ortega (PPGCI-UFMG)
• 15h00 – Flávio Carsalade (MACPS-UFMG)
• 16h00 – Renata Baracho (PPGCI-UFMG)
• 17h00 – Yacy-Ara Froner (PPGA-UFMG)
3º Dia – 27/08 – discussão de trabalho

Visita ao Circuito Cultural Praça da Liberdade - Gratuito para os inscritos no evento

Informações sobre o evento:

www.eba.ufmg.br/sppgrad/

Política de cancelamento da Fundep

Clique aqui.

Lista de Espera

As vagas estão esgotadas. Os interessados em compor a lista de espera deverão enviar o nome e telefone para o e-mail seminariodoc2014@gmail.com.


Matrículas Encerradas
SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Período de realização: 25/08/2014 a 27/08/2014

Período de inscrição: 09/07/2014 a 20/08/2014

Horário: Veja programação

Vagas: 160

Nº mínimo de candidatos inscritos para viabilizar o evento: 100 alunos

Nº mínimo para confirmação da turma: A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso não haja o nº mínimo de inscritos.

Investimento:

Categoria de inscrição

Até 15/08/2014

Até 20/08/2014

Profissionais de Museus, Arquivos, Bibliotecas e Centros de Memória. Membros do ICOM. Docentes e alunos

R$75,00

R$100,00

Comunidade em geral

R$150,00

R$200,00

 

Forma de pagamento:

 

Procedimentos para Solicitação de Bolsa: clique aqui

Orientações para pagamento por Pessoa Jurídica: clique aqui

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade