Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:suporte.extensao@fundep.com.br
Fone: +55 31 2342-1212

Posto de Atendimento:

Campus UFMG Pampulha
Horário de Atendimento: 8:00 as 17:00 h
Av. Antônio Carlos, 6627
Pça de Serviços - Loja 07
Belo Horizonte/MG

Extensão Universitária

  • Buscar

Webinário do CMI-UFMG - Encontro virtual com Renato Sampaio: Introdução ao Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) 2º/2020

Sobre o evento

Sub-Áreas: Educação / Saúde / Cultura

Local : Ambiente virtual – Plataforma Zoom

ATENÇÃO: Para se inscrever no evento, role a página para baixo até o final e clique em CONTINUAR.

Dúvidas no processo de inscrição/ matrícula, entre em contato pelo email suporte.extensao@fundep.com.br ou pelos telefones 3409-4220 ou 3409-4255. As ligações feitas para esses numeros estão sendo direcionadas para os telefones celulares corporativos da Equipe de Atendimento.

Objetivo

O processo clínico musicoterapêutico se desenvolve como um conjunto de intervenções sistemáticas, planejadas, longitudinais e sequenciais (BRUSCIA, 2014). O ponto de partida do processo terapêutico será conhecido e descrito a partir de uma avaliação diagnóstica musicoterapêutica (SAMPAIO, 2018). Dentre os protocolos de avaliação musicoterapêuticas aplicáveis no processo clínico com crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento está o Individualized Music Therapy Assessment Profiles (IMTAP), que foi desenvolvido na década de 1990 por um grupo de muscioterapeutas estados-unidenses com o objetivo de proporcionar uma visão holística do paciente, cobrindo dez domínios de funcionamento: Motor Amplo; Motor Fino; Motor Oral; Sensorial; Comunicação Receptiva e Percepção Auditiva; Comunicação Expressiva; Cognitivo; Emocional; Social; e Musicalidade (Baxter et al, 2007). O IMTAP teve uma tradução para o Português Brasileiro realizada por Alexandre Mauat Silva (2012) e os estudos iniciais de validação verificaram sua adequação para uso no Brasil.
Neste Webinário, o Prof. Renato Sampaio apresentará o Individualized Music Therapy Assessment Profiles (IMTAP), seus limites e potenciais para o uso com crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento com os seguintes objetivos.
- Capacitar os participantes a compreender as especificidades, limitações e potencialidades do IMTAP; a aplicar o IMTAP como instrumento de avaliação musicoterapêutico inicial e como avaliação do processo musicoterapêutico.
- Treinar os participantes na observação, registro e score de comportamentos musicais e não musicais nos domínios abarcados pelo instrumento.

Público-alvo

Musicoterapeutas e estudantes de Musicoterapia (graduação e especialização)

Pré-requisitos

Não há

Mini-currículo Prof. Renato Sampaio

Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística - Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-graduação em Música e no Programa de Pós-graduação em Neurociências. Tem experiência nas áreas de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.

Programação do evento - Encontro virtual com Renato Sampaio: Introdução ao Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP)

Dias 09, 16, 23 e 30/07/2020 – das 20h às 22h

Metodologia expositiva

- Leitura e discussão de textos; treinamento de observação e registro de comportamentos musicais e não musicais (com trechos gravados de sessões musicoterapêuticas); treinamento de quantificação e score do IMTAP.
Materias escritos serão encaminhados aos participantes por meio do chat da plataforma.

Carga horária total do evento: 8 horas

E-mail para envio de dúvidas sobre o evento: cmi@musica.ufmg.br

Informações Gerais

Evento em ambiente virtual, pela plataforma Zoom

No dia do evento será enviado um link por email para todos os inscritos acessarem a plataforma. O evento ocorrerá online, ao vivo. Utilizaremos uma plataforma em que todos os alunos podem acompanhar o evento e interagir com os apresentadores e demais participantes.

O que preciso instalar no computador ou celular:
Utilizaremos a plataforma Zoom para a transmissão das aulas. Este aplicativo está gratuitamente disponível na Play Store e na App Store. Se quiser utilizar seu computador, acesso link: https://zoom.us/download

Site do evento

www.musica.ufmg/cmi

Investimento

Preço único: R$110,00

  Forma de pagamento: à vista (boleto, cartão de débito e crédito)

   

Política de cancelamento de inscrições

Devolução integral do investimento se solicitado  até 02 dias antes do evento através do  e-mail suporte.extensao@fundep.com.br

Orientações sobre pagamento por pessoa jurídica - Clique aqui.

.

Atenção!

Em caso de dúvidas no processo de inscrição/matrícula entre em contato ou pelo email suporte.extensao@fundep.com.br   


Matrículas Encerradas
Webinários: Educação Musical e Musicoterapia Encontro virtual com Renato Sampaio: Introdução ao Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) 2/2020

Período de realização: 09/07/2020 a 30/07/2020

Período de inscrição: 02/07/2020 a 08/07/2020

Horário: Dias 09, 16, 23 e 30/07/2020 – das 20h às 22h - Ambiente virtual – Plataforma Zoom

Vagas: 30

Nº mínimo de participantes para a viabilização do evento: 20

A coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta, caso o número de inscritos não alcance o mínimo necessário para realização do evento.

Investimento

Preço único: R$110,00

  Forma de pagamento: à vista (boleto, cartão de débito e crédito)

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade